Top blogs de receitas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um experimento socialista

Quero postar um texto interessante que apanhei em um blog. Não é na verdade uma explicação muito muito sofisticada, mas por isso mesmo é bastante esclarecedora, tipo assim, desenhada e uma comparação bastante clara.
O endereço de onde o pincei é http://www.ivirtus.org/2010/02/um-experimento-socialista.html

UM EXPERIMENTO SOCIALISTA

Recebi essa história por e-mail. Ela consegue contar de uma maneira bastante simples a razão pela qual o Socialismo é injusto e inviável.

UM EXPERIMENTO SOCIALISTA

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca repetiu um só aluno antes mas tinha, uma vez, repetido uma classe inteira.
Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo.' O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas em testes."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas.' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém repetiria. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um A...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam Bs. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média dos testes foi D.
Ninguém gostou.
Depois do terceiro teste, a média geral foi um F.
As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram... Para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foram seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.
Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

É instrutivo se você precisar "explicar" para algum miolo molinho ok? O que é mérito, dar duro, se empenhar, buscar um sonho, trabalhar… Explicar que é preciso batalhar para conseguir mais e quanto mais vc quer, mais tem que batalhar e mesmo assim, às vezes, vc não consegue. O que não dá certo e invejar e querer estragar o que os outros têm. Capicce?

O prato de hoje é…Uma festinha improvisada, só para vocês!

Embora eu não goste muito de festinhas, eu adoro comida de festinhas: sanduíches de patê em triângulos, batatinhas temperadas, salgadinhos fritos, aqueles saudosos espetinhos de picles, salsichas e queijo enfiados em meio repolho coberto de papel alumínio… Festinhas de periferia já se vê :) Nada de petit four para festinhas en petit comité :)
Ah, que saudade que eu tenho, da aurora da minha vida…
Então.
Como gosto de comida de festinha, às vezes, quando o meu trabalho está adiantado, gosto de fazer festinhas para nós quatro, mais os quatro cachorros claro! Ponho a comida numa mesinha na frente da tv e comemos bem juntinhos, com as cachorrinhas procurando lugares estratégicos de onde implorar ou capturar algum bocado. É uma… festinha oras!
Com a gastrônoma trabalhando de auxiliar de confeitaria na melhor padaria aqui do abc, perdi minha taifeira e os formatos não ficam tão caprichadinhos, o sabor no entanto continua ótimo!
Semana passada me deu um desses ataques de comida de festinha e então fizemos (eu, a Rainha do lar, falo de mim no plural, "Je suis l'état. L'état c'est moi." :) uma série de pratinhos festeiros, a saber: batatinhas temperadas, coxinha de galinha, ricota assada com ervas e rolinhos de linguiça. Esses dois últimos não são costumeiros de minhas festinhas: apanhei as receitas de um livro lindo que a minha gastrônominha me deu num Natal, O Livro Essencial dos Aperitivos, da Ed. Paisagem e devo dizer que é O LIVRO!

E vamos aos pratos do dia:

Batatinhas Temperadas (ou em Conserva)

Essas remetem meeeesmo à minha infância e à querida Tia Carmem, que as fazia como ninguém!
Ingredientes
1 kg de batata bolinha miúda
1 cebola grande bem picada
1 maço de salsinha e cebolinha bem picada
1 pimenta vermelha picada (com ou sem sementes, cê qui sabe)
1 cabeça de alho bem picada
suco de um limão
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto
1 xícara de vinagre (ou mais)
1 xícara de óleo (ou mais)

Modo de fazer

Cozinhe as batatinhas em água e sal até amaciarem. Enquanto cozinham, pique e misture os temperos. Espere as batatas esfriarem um pouco antes de colocar no tempero para que o mesmo não cozinhe, pq isso descaracteriza o sabor. Ao misturar confira as quantidades de óleo e vinagre e veja se as batatas estão suficientemente cobertas pelo molho. Esfrie completamente na geladeira antes de servir. Se sobrar ótimo, pq elas ficam melhores no dia seguinte!

Coxinha de galinha (receita prática, massa para qualquer salgado frito)




Ingredientes
Da massa
Esta receita é uma proporção 1x1x1 ou 2x2x2, etc. No caso 4x4x4
4 xícaras de caldo de galinha
4 xícaras de farinha de trigo
4 colheres de sopa de margarina

Do recheio
2 peitos de frango
1 1/2 de caldo de galinha
(temperado com galhos de salsinha, cebola picada e alho a gosto e azeite)
1 cebola picada
1 tomate grande picado
2 dentes de alho picado
salsinha a gosto
sal e pimenta gosto
1 colher de chá de maizena

Para empanar
2 ovos batidos com 1 pitada de sal e um pouco de água
farinha de rosca que baste

Modo de fazer
Da massa
Meça e ferva 4 xícaras de caldo com 4 colheres de margarina. Ao ferver abaixe o fogo e despeje a farinha de uma vez, mexendo vigorosamente até a massa soltar do fundo da panela. Vão ficar alguns grumos mas não se preocupe: qd a massa esfriar um pouco vc pode amassar com as mãos e os grumos somem todos. Essa massa é excelente para todos os tipos de salgadinhos fritos: bolinhas de queijo, rissoles, croquetes de carne ou bacalhau, basta trocar o sabor do caldo. Vc vai notar que ela é elástica e maleável, muito boa mesmo. Ah! E é econômica!

Do recheio
Cozinhe o frango no caldo bem temperado. Retire o frango, espere esfriar um pouco, desfie e reserve. Frite os temperos, acrescente o frango desfiado e acerte o tempero. Dissolva a maizena em umas 4 colheres de caldo e adicione ao frango, mexendo até engrossar um pouquinho. Retire do fogo, espere esfriar e empregue.

Abra porções da massa nas mãos levemente untadas com óleo, em formato oval, recheie e feche. Só dê o formato de coxinha depois de fechado, afinando uma das pontas. Se não acertar, chame de croquete de galinha e pronto. São a mesma coisa mesmo :)

Ricota Assada com Ervas

A minha irmã faz um aperitivo com queijo catupiry que se assemelha a esse, só que é mais caro e mais "gordo"
Para a ricota assada
1 ricota fresca (evite a prensada que é muito dura)
2 colheres de sopa cada de: tomilho, alecrim, orégano, salsinha, cebolinha picados, de preferência fresco e sal a gosto
2 dentes de alho picado
2 colheres de chá de pimenta esmagada
125 ml de azeite

Para o catupiry da minha irmã
1 catupiry (ou requeijão + durinho esculpido no formato do catupiry)
1 cabeça de alho em lâminas
30 gr de orégano seco
150 ml de azeite

Modo de fazer
Para a ricota assada
Misture as ervas picadas com o alho e a pimenta e tempere com sal. Dê forma baixinha e redonda à ricota e cubra com essa mistura. Despeje o azeite por cima e asse em forno alto por uns 20 minutos. Sirva com torradinhas.

Para o catupiry da minha irmã
Frite as lâminas de alho no azeite até amorenarem. Role os lados do catupiry no orégano seco. Caso seja esculpido, incline o prato e vá jogando o orégano nos lados do requeijão até cobrir toda a lateral. Arrume o alho na parte de cima, derramando o azeite com cuidado para não soltar o orégano. Salpique sal e sirva com torradinhas.
Esses são aperitivos muito especiais e bacanas e fazem um sucesso excepcional!

Rolinhos de Linguiça

A receita do livro é rolinhos de pimientos (pimentões).
Eu estava certa que me sobrava um pimentão vermelho assado mas me enganei, eu já havia comido… Então improvisei com uma linguicinha fina, fresca, de porco e ficou ótimo.




Ingredientes
300 gr de linguiça fresca
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1 dente de alho amassado
salsinha fresca picada a gosto
100 gr de mussarela picada
pimenta vermelha picada a gosto
orégano a gosto
azeite a gosto
3 colheres de sopa de manteiga amolecida
10 a 12 fatias de pão de forma
20 a 24 palitos de dente

Modo de fazer
Frite as linguiças em um pouco de azeite. Retire e frite os temperos. Moa linguiça e misture. Retire a panela do fogo, acrescente a mussarela e misture tudo até formar um tipo de pasta.
Passe o rolo de macarrão sobre as fatias de pão de forma até afinar bem e pincele manteiga sobre os dois lados. Passe a pasta de linguiça em uma camada fina sobre um dos lados do pão e enrole a fatia bem apertadinho. Corte na metade e enfie um palito em cada metade do rolinho. Arrume numa forma leve a assar uns 10 minutos em forno médio. Sirva quentinhos.
PS- Vc pode improvisar "n" recheios como pizza, frango desfiado, requeijão, misto quente, atum, pasta de camarão, etc.

Isso tudo dá para fazer em 1:30 h ou 2 horas. Boa festinha!