Top blogs de receitas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quibe vegetariano de batatas…É o prato do dia!

É vegetariano e também um prato leve, e para quem segue a quaresma, um delicioso prato que faz esquecer que não tem carne!
Também, com o preço da carne pela hora da morte… Aqui o acém chegou ao absurdo de R$ 13,90 o quilo!!!!!
O quibe de batata pode ser assado ou frito e leva como recheio o queijo da sua preferência. É econômico e rápido e um prato que agrada a todo mundo.
O trigo, o queijo, as nozes e a manteiga aportam proteínas ao prato, o que o faz substituir a carne com vantagem!

E vamos ao prato do dia!



Quibe de Batata
Ingredientes
1 quilo de batata cozida com a casca e amassada
400 a 500 gr de trigo para kibe, lavado e demolhado por 1 hora
2 a 3 cebolas picadas
hortelã a gosto
pimenta do reino, pimenta síria e sal a gosto
200 a 300 gr de queijo da sua preferência (requeijão, queijo minas, mussarela, etc)
azeite quanto baste
100 gr de nozes (ou amêndoas, ou castanha do pará, de cajú, etc)
100 gr de manteiga



Modo de fazer
Frite em azeite até dourar bem 1 ou 2 cebolas e misture ao purê de batatas. Pique a hortelã e a cebola restante bem miudinhos e misture crus ao purê. Tempere com sal, pimenta do reino e pimenta síria e misture bem. Comece a juntar o trigo demolhado aos poucos, até que a massa esteja firme e desgrude das mãos. Junte azeite a gosto. Coloque metade da massa em uma forma grande untada com manteiga. Por cima espalhe o queijo que escolheu e cubra com a outra metade da massa. Com uma faca marque losangos na massa, separando um pouquinho. No meio de cada losango espete um pedaço de noz e na intersecção dos losangos, coloque um pedacinho da manteiga que sobrou. Leve ao forno por mais ou menos meia hora. Sirva com salada e pão pitta se tiver. Coloque o azeite na mesa.
PS- Para fritar, talvez seja aconselhável acrescentar 2 colheres de farinha de trigo para juntar melhor a massa. Forme bolinhas, frite em óleo quente e escorra em papel toalha. Ficam ótimas num sanduíche de pão pitta com saladas variadas!

domingo, 3 de abril de 2011

Bolo Salada de Frutas…É o Prato Do Dia!!

Muitas frutas na fruteira… Querendo um bolo quentinho… Pq não usar as duas coisas?
Um bolo saudável, cheio de frutas e gostoso? E além de tudo rápido, fácil e feito no liquidificador?
A receita vai aqui!

E vamos ao prato do dia!

Bolo Salada de Frutas
Ingredientes
2 xícaras de chá de farinha de trigo
4 ovos pequenos ou 3 grandes
1/3 de xícara de chá de óleo
2/3 de xícara de chá de iogurte
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 laranja sem casca e sem sementes
2 xícaras de chá de frutas frescas picadas

Bolo Salada de Frutas














Modo de fazer
Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o óleo e a laranja. Em uma tigela peneire os ingredientes secos. Misture os ingredientes líquidos aos secos, batendo bem. Unte e enfarinhe uma forma redonda média e despeje a massa. Distribua as frutas picadas e enfarinhadas sobre a massa e leve a assar a 180º. Experimente com um palito até que saia seco e o bolo esteja dourado. Desenforme morno.

*Sugestão de frutas: laranja, mexerica, banana, abacaxi, maçã, mamão, cerejas ao marrasquino, manga, figo, uvas, caju, morango, etc.

Bolo Salada de Frutas















Tá bom, é uma delícia!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Doce de Maçã Hummmmm…É o prato do dia!

Sabe quando você compra maçã e ninguém come? E na semana seguinte o preço está uma pechincha e você esquece e compra de novo? E fica aquele monte de maçã na fruteira?
Então…
Este é um modo delicioso de aproveitar aquelas maçãs já meio feinhas, murchas, e fazer um doce maravilhoso e bonito que acredite, você vai gostar!
Dá pouquíssimo trabalho e fica pronto muito rápido. É ótimo para matar aquela vontade de doce que dá de vez em quando e… sempre é fruta né? :)
Pode ser usado tipo geléia, como recheio de bolo ou ainda comer quentinho com uma colherada de creme de leite por cima! Hummmmmmm

E vamos ao prato do dia!

Doce de Maçã
Ingredientes
1 kg de maçãs
3 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
1 pau de canela

Modo de fazer
Descasque e descaroce as maçãs e deixe de molho na água. Vá cortando em pedaços grosseiramente e voltando para a água. Ponha todos os pedaços numa panela, acrescente 1/2 xícara de água e leve ao fogo. Vá mexendo até secar um pouco a água e então vire todo o açúcar de uma vez e junte o pau de canela. Deixe em fogo alto até ferver, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo e continue a mexer, ficando de olho para não queimar ou secar. As maçãs vão ficando transparentes e aos poucos soltando um líquido que ficará com a consistência de uma geléia. Quando tudo estiver dourado claro com o caldo grosso está pronto o doce. O processo todo – desde lavar as maçãs até o fim – leva mais ou menos 1 hora.
Quando esfriar passe para uma tigela e mantenha na geladeira.

Massa para pizza frita…É o prato do dia!

Pizza frita é a adoração do meu marido. Pode comer no almoço, no jantar, no lanche, de madrugada, ao levantar, antes de deitar, rssrsrsr
Eu costumava comprar um pacotinho com 10 pizzas médias da Massa Leve mas era assim: um pacote com 10 não chegava, com 2 sobrava e… estragava, pois para aproveitar teria que comprar mais 10 e isso não acabaria nunca :)
Minha caçula gastrônoma aprendeu a fazer na escola então tentamos a receita dela, mas não gostamos. Procuramos por aí, em revistas e na internet, tentamos umas duas ou três e por fim elegemos a que darei abaixo. Eu modifiquei algumas cositas eh eh e depois disso ficou simplesmente ótima. Muito rápida, muito gostosa e muito barata.
A receita rende 25 massas que, dentro de um saco plástico, duram 10 dias na geladeira. As massas que sobrarem você pode aproveitar no dia seguinte, esquentando na frigideira: elas ficam parecendo bolacha cream cracker e dá para comer quentinha com manteiga ou geléia no café da manhã, por exemplo.
Essa receita se não me engano, achei no Tudo Gostoso mas eu a alterei um pouquinho, ok?

E vamos ao prato do dia!

Massa para pizza de frigideira

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
45 g de fermento biológico fresco
1 colher de café de açúcar
1/2 litro de água morna
1/2 xícara de óleo
sal a gosto


Modo de fazer
Em uma travessa grande amasse o fermento com o açúcar até virar um líquido. Junte a água morna e misture bem. Coloque uma xícara de farinha e junte o sal e o óleo.
Coloque mais farinha e vá misturando e amassando até a massa desgrudar da mão. Sove só um pouco e divida em 20 ou 25 pedaços. Deixe descansar por 1 hora coberta, em local que não circule vento.
Depois que a massa dobrar de volume abra os pedaços bem finos com um rolo. Calcule o tamanho da sua frigideira e corte círculos na massa aberta (ou deixe do jeito que abriu mesmo. As minhas ficam irregulares pq não sou muuuuito cheia de lero-lero).
Frite no fogo médio/baixo em uma frigideira (de preferência de teflon) com um pouquinho de óleo, até que ela fique meio crocante e vá colocando umas em cima das outras para manter quentinhas.

Na hora de fazer, cubra com uma camada fininha do molho de sua preferência – o crú, de tomate, feito na hora por você mesma é o melhor*– e coloque cobertura a gosto. Volte à frigideira em fogo baixo só até derreter o queijo e está pronta.

*Para fazer o molho crú de tomate bata 4 ou 5 tomates bem vermelhos no liquidificador junto com 1/4 de cebola, 1 dente de alho, alguns ramos de salsinha e tempere com sal a gosto, 1 colher de café de açúcar, azeite de oliva, orégano e pimenta do reino. Use assim mesmo, sem cozinhar. Fica do balacobaco e é o segredo de um sabor que nenhum molho pronto confere.