Top blogs de receitas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mini-Fritada de Legumes…É o prato de hoje!

Diferente da omelete, a fritada não é fofa, nem recheada. O ingrediente que dá o sabor à fritada é colocado junto com a mistura de ovos e frito ao mesmo tempo. A fritada é cheia de sabor e perfumada de acordo com o que você colocar junto.
Pode-se escolher queijo e presunto, calabresa moída, frango defumado ou sobras de carne ou frango assados. Se preferir legumes, escolha a seu gosto: abobrinhas, cenouras, pimentões coloridos, brócolis, ervilhas e milho, cebolas, tomates, etc.
É um prato rapidíssimo de fazer! Você escolhe o tamanho de acordo com o uso, podendo fazer grandes ou minis ou ainda as pequenininhas, dependendo do uso que fará delas!
A quantidade da receita abaixo dará 2 ou 3 grandes (um pouco maiores do que um prato raso) ou 8 minis (do tamanho de pratos de sobremesa). A fritada não fica alta, ela é baixinha, chata, da altura dos legumes.

E vamos ao prato do dia!

Mini-Fritada de Legumes

Ingredientes:
2 abobrinhas médias raladas
2 cenouras médias raladas
3/4 de uma cebola em fatias
1 xícara de chá de ervilhas congeladas ou de lata
3 colheres de sopa de salsinha picada
4 ovos
1 1/2 xícaras de chá de leite ou água
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
o miolo de 2 pães franceses demolhados
1 colher de sobremesa de fermento em pó químico
1 envelope de caldo de legumes em pó
pimenta do reino e aji-no-moto a gosto
1/4 de cebola
1 dente de alho
óleo para fritar

Modo de fazer
No copo do liquidificador junte os ovos, o leite ou água, o miolo dos pães, o envelope de caldo, a pimenta e o aji-no-moto, 1 colher da cenoura ralada, 1 da abobrinha, 1 da salsinha, 1 de ervilha, o 1/4 de cebola inteiro e o dente de alho e bata um pouco. Junte em seguida a farinha de trigo e o fermento e bata, depois deixe descansar.
Numa tigela funda coloque a abobrinha, a cenoura, as ervilhas, a cebola e a salsinha. Tempere levemente com sal e uma pitada de açúcar. Derrame a massa sobre os legumes mexendo bem.
Aqueça uma colher de óleo em uma frigideira pequena e coloque uma concha e meia da mistura, tampe e deixe fritar. Quando as bordas estiverem cozidas, vire a fritada, tampe e frite também o outro lado. Faça assim até acabar a massa.
Se optar por fazê-las grandes, use uma frigideira maior e observe bem mantendo o fogo baixo para que a fritada cozinhe por dentro antes de dourar por fora.
É possível também fazer a fritada no forno. Para isso, unte uma ou duas formas, despeje a massa e leve ao forno 180º até que um palito saia limpo.
Sirva com pão fresco ou arroz branco e uma salada verde.
Bom apetite :)