Top blogs de receitas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sobras de Feijão e Economia…São os Pratos do Dia!

Sobrou feijão e não dá pra mais uma refeição e nem é tão pouco que você queira jogar fora. E aí?
Jogar fora, nos dias de hoje, nem pensar! Mas o feijão não é tão versátil quanto o arroz e tem  um reaproveitamento limitado.
É verdade, mas sempre dá para fazer alguns pratinhos para complementar a refeição, certo?

Primeiramente, sobra de qual feijão?


Isso é importante! Mas vamos dar de barato que sejam sobras de feijão carioca que atualmente é bastante usado aqui na área de São Paulo.
Mas pode -se colocar o feijão carioca, o preto, o vermelho, o jalo, o roxinho, o rosinha e o bolinha, todos na mesma panela pois o preparo é idêntico.
Também é importante observar se o seu fica com os grãos inteiros ou desmanchando, para utilizações diferentes.

Comecemos com 1 xícara de feijão cozido, com caldo e desmanchando.

Para uma sopa, bata no liquidificador com mais duas xícaras de água. Passe por peneira de trama média (opcional). Faça um refogado básico para retemperar o feijão, junte o caldo batido e leve ao fogo.
Você vai observar que ele vai engrossar de novo. Teste o sal e coloque mais 1 ou 1/2 xícaras de água e deixe ferver de novo. Pegue 1 ou 2 ninhos de macarrão à sua escolha e quebre dentro da panela, abaixe o fogo e vá mexendo até cozinhar a massa. Você pode também colocar fatias finas de batata e cozinhar junto. Provavelmente você vai ter que afinar com água mais uma vez, antes de servir. Dá umas 4 ou 5 xícaras de sopa ou seja, dá um jantar rápido.

Para o caldinho de feijão. siga a receita acima mas não coloque nem macarrão nem batata. Frite um fatia de bacon e reserve e pique bastante cheiro verde. Sirva o caldo bem quente em canecas ou copos americanos, esmigalhe o bacon sobre o caldo e salpique o cheiro verde. Use uma colher para comer ou afine o caldo com cachaça fervida para beber direto (como se serve em alguns bares de São Paulo). Dá uns 3 ou 4 copos.

Para um tutu de feijão ou feijão batido, misture com mais 1 xícara de água e retempere com um refogado de cebola, alho, salsinha e bacon. Misture bem, teste o sal e espere ferver. Enquanto isso, vá amassando os grãos com um garfo ou colher.  Junte de uma vez 1/2 xícara de farinha de mandioca ou farinha de milho e mexa vigorosamente. Veja se está no ponto que você gosta, ou misture mais 1 ou 2 colheres de farinha para engrossar (a minha mãe gostava bem duro, eu gosto bem molinho). Sirva com arroz e couve refogada ou ovo frito. Dá para 3 pessoas.

Para bolinho de feijão, faça como para o tutu mais para duro e deixe esfriar um pouco. Modele os bolinhos a seu gosto e frite com um fundo de óleo na frigideira (não precisa  fritar em imersão) ou então empane e frite em imersão.

Agora com 1 xícara de feijão cozido, com caldo e grãos inteiros.

Para feijão tipo tropeiro, coe o feijão e separe os grãos. Frite cebola, alho, bacon e rodelas de 1/2 linguiça defumada. Afaste para um canto da panela e em fogo baixo quebre um ovo e frite mexendo. Acrescente os grãos de feijão e 1/2 xícara de farinha de mandioca e mexa bem. Se ficar muito seco, junte o caldo que sobrou ou um fio de azeite. Salpique cheiro verde e sirva com arroz branco.

Para feijão assado, tipo americano, use esta receita do blog  http://umpratopordia.blogspot.com.br/2013/10/feijao-assado-moda-americana-e-o-prato.html

Feijão Assado à Moda Americana
Para Massa com Feijão, o conhecido "pasta e fagioli" dos italianos, refogue cenoura picadinha, cebola e alho com toucinho em azeite, acrescente1/2 xícara de molho de tomate e 1 xícara de caldo a gosto e deixe apurar um pouco. Enquanto isso, cozinhe em muita água quente com sal, 2 xícaras de uma massa curta da sua preferência (pene, gravatinha, pai nosso, etc.). Junte o feijão com o caldo ao refogado de tomate testando o tempero. Quando o macarrão estiver ainda um pouco duro, escorra e junte ao feijão e deixe terminar de cozinhar. Sirva com queijo ralado. É um prato forte e saboroso. Dá para 3 pessoas.

Bom apetite!






sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Torta Rústica (integral) de Espinafre e requeijão…É O Prato Do Dia!

Uma excelente opção de lanche ou jantar rápido, esta torta rústica faz vista e é muito gostosa. O recheio claro, é opcional. Eu fiz de verdura como podia ser também de legumes ou até mesmo de frutas!
A massa, deliciosa, eu peguei num programa da Rita Lobo e fiz apenas uma modificaçãozinha para deixar um pouquinho mais saudável :)
É um prato bem econômico e faz sucesso, com uma massa super crocante!

Torta Rústica (integral) de espinafre e requeijão

Vamos ao Prato do Dia?

Torta Rústica de Espinafre (integral) e requeijão
Ingredientes

Massa
1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo especial
1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
100 gr de manteiga
1/2 xícara de água bem gelada
1 pitada de sal

Recheio
2 maços de espinafre lavado, cozido e picado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de aveia em flocos
azeite
sal e pimenta a gosto
1 tomate em rodelas
requeijão a gosto

Modo de fazer

Massa
Junte as farinhas, o sal e a manteiga e com as mãos ou 2 facas misture até virar uma farofinha. Depois vá acrescentando a água gelada até unir bem a massa. Embrulhe em papel filme e deixe por uma hora na geladeira.

Recheio
Refogue o espinafre no azeite com a cebola e o alho, espalhe a aveia e tempere com sal e pimenta a gosto.

Para montar
Abra a massa fina e maior do que a forma. Recheie com o espinafre, esprema requeijão a gosto e cubra com as fatias de tomate. Salpique sal, pimenta do reino e  regue com azeite. Dobre as pontas da massa por cima do recheio, ajeitando em preguinhas. Se gostar, pincele com gema de ovo e água.
Leve a assar em forno médio, a 180º C até a massa dourar. Sirva quente ou fria, como preferir.
Uma boa salada é o complemento ideal para esta torta.
Bom apetite!

Espinafre

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cestini de Polenta Recheado com Queijo e Presunto…É O Prato Do Dia!!

Olha só que receita, fácil, linda e econômica! É uma especialidade italiana de Milão, deliciosa, vendida como se vende empadas aqui no Brasil!
Eu fiz recheado de queijo e presunto, mas a receita clássica é com gorgonzola, ou gorgonzola e nozes ou ainda uma duxelle de cogumelos variados.
Fica excelente como aperitivo ou entrada ou ainda para completar uma sopa ao jantar.
Quer experimentar?

Cestini di Polenta recheado


Então vamos ao Prato do Dia!

Cestini de Polenta Recheado (de presunto e queijo)
Cestini di Polenta Ripieni

Ingredientes
2 xícaras de polentina ou milharina
5 xícaras de água
sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho picadinho

Recheio
Queijo e presunto picados
Azeite de oliva

Cobertura
Requeijão
Molho de tomate grosso


Modo de fazer
Desmanche a polentina na água. Frite o alho na manteiga só até amolecer e junte a polentina com a água. Acrescente o sal. Mexa até começar a ferver e depois abaixe o fogo e cozinhe por 5 a 8 minutos mexendo sempre.
Coloque uma colher cheia de polenta em forminhas de empada ou numa forma de cupcake como eu usei (ver acima). Aperte o centro com uma colher de chá até formar uma cavidade no meio. Recheie com o queijo, o presunto e o requeijão (ou o recheio a sua escolha), regue com azeite e leve ao forno para aquecer e tostar um pouquinho.
Sirva coberto com molho de tomate!
E bom apetite :)

Cestini di Polenta Recheado
PS- a massa de polentina como descrita acima é ótima para fazer polenta frita. Basta espalhar em uma forma grande e deixar na geladeira de um dia para o outro. Antes de fritar corte a polenta em palitos ainda na forma e vá soltando e fritando em bastante óleo e poucos palitos por vez.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Pãozinho de alho para coquetel…É O Prato Do Dia!

Sabe aquelas delicinhas que vendem nas padarias, uns pãezinhos altos e fofos com alho picado e salsinha por cima?
São ótimos para festinhas e coquetéis, podem ser recheados com requeijão ou servidos com presunto e queijo ou até mesmo sem nada, já que são gostosos por si mesmos!  Também são uma ótima opção de lanchinho para as crianças levarem para a escola!
Pois aqui vai uma boa receita para fazê-los você mesma!
Pode congelar depois de prontos, pode dispensar o alho se o seu pessoal não gostar, trocar por queijo ralado por exemplo ou orégano!
A receita rende bem e eles se mantêm fofinhos por 3 ou 4 dias, vale a pena fazer!

Pãozinho de Alho para Coquetel

Vamos ao Prato Do Dia?

Pãozinho de Alho para coquetel 
Ingredientes da massa
  • 40g de fermento fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ½ xícara de chá de leite morno
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1 colher de sopa de sal
  • 5 xícaras de farinha mais ou menos
Ingredientes da cobertura
  • 3 colheres de manteiga derretida
  •  2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • 5 dentes de alho bem picadinhos
  • 1 xícara de cheiro verde bem picado
Modo de fazer 

Dissolva o fermento com o açúcar e reserve. Coloque o leite numa tigela e junte o fermento dissolvido com o açúcar, o azeite e a margarina derretida. Vá colocando a farinha aos poucos até o ponto  de quase soltar das mãos (deve ficar pegando um pouquinho).
Forme bolinhas e arrume numa forma enfarinhada. Deixe descansar até dobrar de volume. Antes de assar dê uns piques em cima com a tesoura, fazendo uma cruzinha.
Leve ao forno pré aquecido a 180º C e quando estiver amorenando, tire do forno e com uma colher vá despejando a cobertura por cima. Volte ao forno para assar o alho de levinho. Espere esfriar um pouquinho e separe os pãezinhos antes de servir.

Pãozinho de Alho para Coquetel

Com uma sopinha de legumes também ficam deliciosos :)