Top blogs de receitas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O prato de hoje é…Quibe indiano sem carne (kibe vegetariano)

Esta é uma receita muito especial pq vc não vai encontrá-la em nenhum outro lugar. É um prato regional e feito apenas por indianos mais ferrenhos no vegetarianismo. A receita inclui uma panela pura, jamais tocada por carne de qq animal. É claro que a gente não precisa exagerar tanto porém.
Esse prato foi ensinado por um indiano a uma amiga minha a Rosa Harding, que atualmente mora na Inglaterra.
É uma preparação deliciosa e exótica, que desafia seu paladar, fortemente condimentada mas sem apelação, tipo sem pimenta demais. Minhas filhas comem desde pequenas e sempre gostaram.
É leve, cheio de fibras e de acompanhamento pede apenas uma salada, tipo alface e tomate e talvez um pãozinho pitta. Quer experimentar? Não é nada difícil! Surpreenda seu paladar!

E vamos ao prato do dia

Quibe indiano sem carne

Ingredientes (para 4 pessoas)
250 gr de trigo para quibe (ou bulgur)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1/2 pimentão de qq cor, picado
1 pimenta vermelha picada (retire as sementes p/ tirar o ardor)
3 folhas de louro
1 colher de chá de orégano
1 pedaço de 1 cm de gengibre picado
Sal e pimenta do reino
Azeite de oliva
Água quente (bastante)
2 batatas cortadas em pedaços
2 cenouras cortadas em pedaços
100 ou 200 gr de amendoins sem casca e crus
1/2 xícara de azeitonas picadas
Suco de 1 limão

Modo de fazer
Frite em azeite a cebola, o alho, o pimentão, a pimenta e o gengibre. Acrescente as folhas de louro e o orégano. Quando começar a cheirar bem, cubra com água e deixe ferver um pouco. Enquanto isso, esquente o trigo para quibe em uma panela grande. Quando o refogado apurar, salgue e apimente e junte ao trigo e mexa. Acrescente as batatas, as cenouras, o amendoim e vá acrescentando água aos poucos, para cozinhar o trigo e os legumes. Não é para afogar em água, basta manter úmido. Teste o sal. Junte as azeitonas e vá experimentando o trigo e os legumes, acrescentando um pouco de água até cozinharem. Quando pronto junte o suco de limão e mais azeite a gosto e sirva. Come-se frio ou quente.

Pode observar que é nutritivo pois contém cereal e legumes e classifica-se como vegetariano. Uma salada bem temperada é o acompanhamento ideal. Experimente pq vai gostar, tenho certeza.

2 comentários:

  1. Querida, isso parece realmente delicioso!
    Sou (semi) vegetariana desde a infância, isto é, como um pouco de peixe/ovos e adoro leite e derivados, mas pratos vegetarianos realmente me tiram do sério.
    Vivo há anos no Japão e o que mais me faz falta é de restaurantes vegetarianos. Aqui não tem!
    Muita gente erronêamente, pensa que a comida japonesa é super natural, mas aqui as frituras predominam, assim como os produtos industrializados, e apesar de os japoneses não comerem carne em abundância como no Brasil, quase que em todos os pratos, tem um pouco de carne vermelha ou de frango. E peixe crú, realmente, nem o cheiro consigo aceitar.
    Ainda bem que em nossa comunidade de mais ou menos 260 mil brasileiros (já fomos 312 antes da crise), podemos contar com lojas de compatriotas que vendem produtos brasileiros. Vou experimentar fazer esta receita!
    Delícia de blog - adorei! Abraços, Fuse

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!

    Pois é, menina... As pessoas encaram os animais como algo descartável, um produto e só. Por isso, se acham no direito de "jogar fora".

    Parabéns por ser assim e por ter a sorte de ter nascido no berço de uma família tão maravilhosa!

    Ah... Vou fazer esse quibe. Deu água na boca!

    Bjks.

    Claudia Pinelli.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.