Top blogs de receitas

domingo, 5 de junho de 2011

Sopa de Pão dormido e outras Sopas…são os Pratos do Dia!

A Sopa de Pão Dormido é uma receita espanhola, deliciosa, fruto de criatividade e pouco dinheiro. A falta de qualquer coisa tem sido a semente de muitas invenções. É imperativo que nos lembremos de nossa ancestralidade… :) Tudo o que hoje há, veio da necessidade e foi a origem do que achamos normal atualmente.
Uma sopa de pão velho é o resultado de fome, sobras e necessidade. Se pensarmos bem, talvez a sopa seja o ancestral da maioria das comidas… qualquer coisa e água, submetidas ao fogo.
Ainda hoje, a sopa é um prato reconfortante, algo quente que nos esquenta os membros, quiçá até os pés :)
Aproveitem as receitas e renovem o dia a dia. A maioria das sopas que você encontra na internet ou por aí elenca inúmeros ingredientes, mas as receitas abaixo são quase minimalistas.
O chefe que ensinou a receita de sopa de pão velho disse que várias pessoas da mesma aldeia usavam o mesmo osso de presunto para dar sabor às sopas caseiras durante a guerra (não havia caldos industrializados rssrsrsr). O osso andava de casa em casa, ajudando a melhorar (e sofisticar) o sabor dos pratos! Que sirva de exemplo! Tudo o você fizer em casa pode ser melhorado ou caprichado por pequenos toques de magia :)

E vamos aos pratos do dia!

Sopa de Pão Dormido


Ingredientes
3 ou 4 pãezinhos franceses, dormidos e sem casca (ou o equivalente em fatias de pão de forma)
6 dentes de alho
1/2 xícara de azeite de oliva
1 litro de água
sal, pimenta do reino e aji-no-moto a gosto
2 pacotinhos de caldo em pó (opcional)
1 mão cheia de mariscos ou ameijoas (opcional, constante da receita original)

Modo de fazer
Descasque e fatie os pães dormidos. Descasque e fatie os dentes de alho. Aqueça o azeite em uma panela e frite o alho e as fatias de pão até amorenar o alho e os pães. Acrescente a água (ou o caldo) e abaixe o fogo. Cozinhe até o pão desmanchar. Mexa constantemente. Quando a mistura estiver uniforme acrescente os temperos. Se for acrescentar os mariscos, faça-o 5 minutos antes de servir. Sirva quente, acompanhado de azeite e queijo tipo parmesão ralado.

Sopa de Batata e Bacon

Ingredientes
1 cebola fatiada
4 dentes de alho descascados e amassados
4 ou 6 batatas grandes descascadas e cortadas em pedaços
6 fatias grossas de bacon
1 litro de água
sal, pimenta do reino e azeite de oliva a gosto
4 colheres de sopa de aveia em flocos (ou qualquer outro tipo de aveia)
Panela de pressão


Modo de fazer

Frite a cebola, o alho e a batata no azeite. Acrescente a água e espere aquecer. Tempere a gosto e junte o bacon. Feche a panela de pressão e conte 30 minutos. Abra a panela, separe o bacon e liquidifique os demais ingredientes. Acrescente a aveia e aqueça. Sirva com azeite e queijo tipo parmesão ralado.


Sopa de Fubá e Agrião


Ingredientes
1 litro de água
4 colheres de sopa cheias de fubá
2 dentes de alho amassados
sal, pimenta do reino e aji-no-moto a gosto
azeite de oliva a gosto
3 xícaras de folhas e talos de agrião lavados


Modo de fazer

Frite a cebola e o alho no azeite de oliva até escurecer. Acrescente 600 ml de água. Dissolva o fubá em 2 xícaras de água e junte à sopa. Mexa até engrossar. Cozinhe mais um pouco e na hora de servir junte o agrião. Sirva com azeite à parte e queijo tipo parmesão ralado.

Sopa de Abóbora e Requeijão

Ingredientes
4 xícaras de abóbora picada (use a tipo cabotian de preferência pq é mais docinha)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 litro de água
1/2 xícara de cheiro verde picado
sal, pimenta do reino, aji-no-moto a gosto
azeite de oliva a gosto
4 colheres de requeijão (ou de creme de leite, ou iogurte)


Modo de fazer

Frite a cebola e o alho no azeite. Junte a abóbora e a água. Cozinhe até amolecer a abóbora. Junte os temperos e deixe cozinhar até uniformizar a sopa e acrescente o cheiro verde picadinho. No prato acrescente uma colher de catupiry ou creme de leite ou iogurte bem no meio. Acompanhe com azeite de oliva e queijo ralado tipo parmesão.

PS- A consistência da sopa depende da quantidade de água. Se estiver muito fina, acrescente 1 colher de maizena dissolvida em 1/2 copo de água ou 2 colheres de aveia em flocos.
Para acrescentar sabor, junte um envelope de caldo em pó, mas não esqueça que isso aumenta absurdamente o sódio do prato. Se você ou alguém da família tem pressão alta, o caldo está proibido. O mesmo se aplica a sopas de pacote.
Para
tornar a refeição mais substanciosa sirva com croutons ou fatias de pão ou queijo minas.
A sopa
pode ser mais nutritiva se você a fizer trocando a água por leite ou se desmanchar um ovo em leite e misturar na sopa ainda morna, mexendo até que o ovo se torne em fios.
Macarrãozinho de letrinhas ou cabelinho de anjo na sopa, engrossa e faz com que seja mais "alimentícia" rsrsrs ou "encha" mais a turma :)
Para apressar a refeição, submeta a sopa ao liquidificador ou mixer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.