Top blogs de receitas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mini-Fritada de Legumes…É o prato de hoje!

Diferente da omelete, a fritada não é fofa, nem recheada. O ingrediente que dá o sabor à fritada é colocado junto com a mistura de ovos e frito ao mesmo tempo. A fritada é cheia de sabor e perfumada de acordo com o que você colocar junto.
Pode-se escolher queijo e presunto, calabresa moída, frango defumado ou sobras de carne ou frango assados. Se preferir legumes, escolha a seu gosto: abobrinhas, cenouras, pimentões coloridos, brócolis, ervilhas e milho, cebolas, tomates, etc.
É um prato rapidíssimo de fazer! Você escolhe o tamanho de acordo com o uso, podendo fazer grandes ou minis ou ainda as pequenininhas, dependendo do uso que fará delas!
A quantidade da receita abaixo dará 2 ou 3 grandes (um pouco maiores do que um prato raso) ou 8 minis (do tamanho de pratos de sobremesa). A fritada não fica alta, ela é baixinha, chata, da altura dos legumes.

E vamos ao prato do dia!

Mini-Fritada de Legumes

Ingredientes:
2 abobrinhas médias raladas
2 cenouras médias raladas
3/4 de uma cebola em fatias
1 xícara de chá de ervilhas congeladas ou de lata
3 colheres de sopa de salsinha picada
4 ovos
1 1/2 xícaras de chá de leite ou água
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
o miolo de 2 pães franceses demolhados
1 colher de sobremesa de fermento em pó químico
1 envelope de caldo de legumes em pó
pimenta do reino e aji-no-moto a gosto
1/4 de cebola
1 dente de alho
óleo para fritar

Modo de fazer
No copo do liquidificador junte os ovos, o leite ou água, o miolo dos pães, o envelope de caldo, a pimenta e o aji-no-moto, 1 colher da cenoura ralada, 1 da abobrinha, 1 da salsinha, 1 de ervilha, o 1/4 de cebola inteiro e o dente de alho e bata um pouco. Junte em seguida a farinha de trigo e o fermento e bata, depois deixe descansar.
Numa tigela funda coloque a abobrinha, a cenoura, as ervilhas, a cebola e a salsinha. Tempere levemente com sal e uma pitada de açúcar. Derrame a massa sobre os legumes mexendo bem.
Aqueça uma colher de óleo em uma frigideira pequena e coloque uma concha e meia da mistura, tampe e deixe fritar. Quando as bordas estiverem cozidas, vire a fritada, tampe e frite também o outro lado. Faça assim até acabar a massa.
Se optar por fazê-las grandes, use uma frigideira maior e observe bem mantendo o fogo baixo para que a fritada cozinhe por dentro antes de dourar por fora.
É possível também fazer a fritada no forno. Para isso, unte uma ou duas formas, despeje a massa e leve ao forno 180º até que um palito saia limpo.
Sirva com pão fresco ou arroz branco e uma salada verde.
Bom apetite :)

2 comentários:

  1. Oi ,
    Identifiquei-me com você, pois sou redatora e revisora.Além de gostar de cozinhar e ter um blog.Gostei tanto do seu blog que já sou sua seguidora.
    VOu testar essa receitinha que me pareceu muito boa.
    Bj,
    Lylia
    ww.sosimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Fui lhe seguir,mas não achei o link.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.