Top blogs de receitas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Arroz…Ideias para o Prato do Dia

Brasileiro come arroz todos os dias, ou quase todos os dias…
Mas não precisa ser sempre o mesmo né?
Arroz é uma delícia e muito fácil de fazer e porisso mesmo propício à invenção, aos experimentos e às novidades. Neste post vou dar algumas dicas, ideias e receitas para acertar e inclusive modificar o prato do dia a dia.
Há várias espécies de arroz: branco como agulhinha, jasmim, basmati, arbóreo (carnaroli, vialone nano) japonês (ou glutinoso); negro, vermelho e selvagem, com os brancos podendo ser divididos em grão longo, grão curto, polido ou integral e parboilizado.
Nós usamos mais o branco, grão longo e polido e ainda o parboilizado, mas é interessante usar os outros tipos quando se tem a oportunidade. O jasmim e o basmati são realmente perfumados e apenas cozidos em água e sal já são um show. O negro e o selvagem nunca comi, mas minha filha gastrônoma já, na faculdade, e disse que são mais ou menos rsrsr, como ela é enjoadinha então não dá pra saber :D
O arbóreo não é muito do meu gosto, pois fica no ponto ainda cru por dentro e não há meio de eu me convencer a comer assim, não adianta dizer que risoto É assim, pq não engulo cru, ponto.
O vermelho parece arroz integral e ambos são razoáveis. Eu como de vez em quando pensando em como é bom pra saúde rsrsrsrs e o glutinoso ou japonês (grão curto) eu como quando faço comida japonesa, mas não acho nenhuma maravilha. Fui criada achando que arroz soltinho é que é o certo, então aquele grude levanta os pelinhos da minha nuca ahahahaahahah

E vamos ao prato do dia…

Arroz branco comum
1 xícara de arroz (serve 2 pessoas)
2 xícaras de água fervendo
1 dente de alho amassado
1 ou 2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto

Frite o alho e em seguida o arroz. Quanto mais fritar, mais sequinho e soltinho ficará, mas vc pode fazer sem óleo também, apenas junte o alho á água do cozimento para dar sabor. NÃO, eu NÃO lavo o arroz e não precisa. Quando se lava o arroz, há maiores chances dele empapar ou grudar #ficaadica. Cozinhe tampado que anda mais depressa.

Arroz Integral
1 xícara de arroz integral(serve 2 pessoas)
3 xícaras de água fervendo (na pressão ou 4 em panela comum)
1 dente de alho amassado
1 ou 2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto

Prefira o parboilizado, pois economiza gás e tempo uma vez que é semi-cozido antes de secar e embalar, e não tem gosto diferente. O procedimento é o mesmo do arroz comum.

Se vc não gosta de alho, pode usar cebola ou pimentão picadinhos, ou ainda um caldo em pó do sabor de sua preferência. Só arroz e sal é muito chatinho né?

O que fazer com as sobras?
Há inúmeras maneiras de reaproveitar. Aqueça tampado com 2 colheres de água no microondas ou coloque sobre um pano no escorredor de macarrão, tampe e ponha sobre o vapor de água, para utilizar sem misturas. Fica igualzinho ao feito na hora.
(As próximas sugestões são o que minhas filhas chamam de arroz com coisinhas :D)
OU, pique 2 tomates, 1/2 cebola e um dente de alho e refogue em azeite. Junte as sobras de arroz e aqueça. Fica rosado e úmido novamente.

Reaproveitamento de arroz, com tomate, cebola e alho.

OU, tempere com bastante azeite, salsinha picada e orégano e use para rechear tomates. Retire a tampa de cima e as sementes e conserve o tomate com sua forma. Preencha a cavidade com o arroz temperado, tampe com a fatia retirada e leve ao forno, regados com azeite. No microondas é mais rápido.
OU, use um daqueles pacotinhos de legumes congelados ou seleta em lata refogados em azeite e cebola picada e junte as sobras.
OU, misture presunto picado, palmito, ovo cozido, azeitonas sem caroço e molho de tomate às sobras de arroz, enforme e cubra de mussarela. Leve ao forno ou ao microondas para aquecer e derreter a mussarela. Essa última sugestão se chamava Arroz de Forno num restaurante aonde eu ia muito, mas infelizmente fechou. É o preferido do meu marido.

Em outro post volto a falar de como utilizar melhor ou criativamente o arroz e suas sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.