Top blogs de receitas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maionese de frutas…é o Prato do Dia

Ah! A maionese… Essa mistura deliciosa, tão vilipendiada desde sua composição original…
Tem coisas que o povo chama de maionese que pelo amor…
Eu gosto de fazer a minha, mas quem prefere comprar pronta também pode "personalizar" (rsrsrs) a sua! Experimente acrescentar catchup e cebola picada, ou salsinha, cebolinha e pimenta vermelha, ou 1 dente de alho, ou picles, ou azeitonas ou ainda legumes crus picadinhos, tais como rabanete, cenoura ou pimentão. Mostarda também fica ótima e para as mais ousadas, 1 colherinha de curry :)
Se você não quer consumir ovo cru, pode fazer a maionese de leite: 1 xícara de leite hiperultramega gelado, 1 xícara de óleo e tempero a gosto (mostarda, sal, alho, etc). Junte e bata em velocidade alta no mixer ou no liquidificador, até pegar a consistência cremosa. Conserve em geladeira.
Há também uma receita de maionese feita "com" a batata. Cozinhe uma batata pequena e bata no liquidificador com limão ou vinagre, sal, um pouco de azeite, pimenta do reino, alho e óleo em fio, até obter a consistência de maionese. Engana bem viu? :D Se vc não tem ou não quer usar ovo cru, são duas boas opções.
Essa receita de hoje é uma salada de maionese feita com legumes E frutas. Fica saborosíssima e muito fresquinha, além de ser mais completa e nutritiva. Eu não sei se mais gente faz assim, conheço quem põe maçã picada e uvas passas, mas eu mando muita fruta mesmo :D

E vamos ao prato do dia…

Maionese de frutas
2 batatas grandes cozidas, cortadas em quadrados
1 cenoura grande cozida, cortada em quadrados
1 xícara de ervilhas (em conserva ou congeladas)
1 cebola bem picadinha
1/2 xícara de uvas passas
1 maçã grande cortada em quadrados (use com casca)
1 manga sem casca em quadrados
1 xícara de uva itália ou outra qualidade que seja durinha
1 kiwi descascado e cortado em quadrados (veja se ninguém é alérgico)
2 fatias de abacaxi cortadas em quadrados
1 xícara de azeitonas sem caroço
2 ou 3 xícaras de maionese
Folhas de alface (ou agrião, rúcula, etc) e tomatinhos cereja para enfeitar
2 ovos cozidos (opcional) em fatias para decorar

É só misturar tudo, decorar e devorar! Fica deliciosa e no verão é ideal! Para que seja um prato único, acrescente fatias de presunto e mussarela enroladinhas nas beiradas da salada e sirva com pão fresco ou torradas. Serve umas 4 pessoas.

Um comentário:

  1. Menina, só de ler ja fiquei com agua na boca, vou fazer pro natal e esperar os elogios. Grande beijo, otimo natal e fica com Deus!!! Obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.