Top blogs de receitas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Perdi meu cachorro… O que faço?

Dicas para quem perdeu um cachorro

Fonte: www.cachorroperdido.com.br
Fornecidas por http://www.pastorescue.com "um site sobre adoção e doação de cães pastores e sobre guarda responsavel"
Esta informação é publica, e todos devem ter acesso a ela.


Primeiro faça um círculo mentalmente em volta da casa onde o animal se perdeu, e cheque todos os lugares da região. Quanto antes você aplicar as medidas, mais chances de encontrar. As primeiras 24hs são fundamentais. Haja o que houver não desista nunca!

PROCURAR NA RUA, O QUE FAZER?
.
Percorra todo o local a pé ou de carro, chamando o nome do animal.

Converse com todas as pessoas pelo caminho, e entregue folhetos com foto e dados do animal.

Procure informar carteiros, lixeiros, seguranças da rua, porteiros de prédios, motoristas de ônibus, pessoas que sempre andam pelo bairro. Inclusive peça ajuda ao carteiro para espalhar os panfletos (cartazes com foto) nas casas.

Coloque cartaz/folhetos em todas as caixas de correio da região.

Vá em estabelecimentos do bairro com grande movimento e deixe cartazes, locais como padarias, mercadinhos, igrejas, restaurantes, clínicas veterinárias, petshop, todos os locais possíveis.

Atenção especial para divulgação em clínicas veterinárias e petshops, possivelmente tem grandes chances do seu animal passar por esses lugares, se for encontrado por alguém.
Pegue a lista telefônica, e faça um levantamento de todos os estabelecimentos da região, vá em cada um e anexe o cartaz (com foto) e deixe avisado. Vá em TODOS os locais. E ligue sempre.

Espalhe cartazes por todos os postes que você encontrar, por toda rua percorrida. Atenção, pois em alguns dias, alguns cartazes podem ter sido rasgados, vá aos principais locais novamente.

Se possível coloque roupas com o seu cheiro e brinquedos do lado de fora da casa (se for possível), pois o odor pode percorrer grande distancia.

Notifique a polícia se achar que seu animal foi raptado.

Visite canis e abrigos da sua cidade. Sim são muitos e você deve ir em todos, faça um levantamento dos abrigos, leve o cartaz e visite pessoalmente, periodicamente. Principalmente os Centro de Controle de Zoonoses (ccz – conhecido como “carrocinha”) e Ligue sempre!

Utilize carro de som pelo bairro, e publique o desaparecimento no rádio e jornal.

Faça faixas e cartazes grandes, coloque uma faixa com foto na frente da casa, isso ajuda a mobilizar as pessoas.

Saia à noite também, período mais silencioso e chame pelo nome do animal.

Fale com o máximo de pessoas, espalhe que há recompensa e não desista nunca.

COMO FAZER O CARTAZ/FOLHETO
.
Espalhar o cartaz com a foto e os dados do animal é fundamental. Porque muitas pessoas não conhecem determinadas características pela raça, e nem consegue visualizar o animal.

Coloque apenas as informações necessárias, coloque em tópicos, nunca texto corrido. Coloque o mais simples e mais direto possível, para as pessoas que andam e passam olharem e assimilarem na hora, além de não perder muito tempo para ler toda informação.

Coloque no cartaz a palavra PERDIDO ou PROCURA-SE bem grande no topo, para chamar a atenção. Abaixo coloque uma foto boa do animal (dê preferência por foto colorida) e abaixo dela, coloque os dados por exemplo:

Raça – sexo – idade
Depois pode colocar o nome do animal e o dia que foi perdido (00/00/00)
Rua, bairro em que desapareceu
Contato: telefone e email – seu nome
RECOMPENSA (grande) – não estipule valores.

Você pode imprimir e fazer no tamanho A4 – folha de sulfite inteira
E depois tirar xerox da folha, faça muitas, muitas cópias. Em geral é muito barato. Xerox colorida, sai pouca coisa mais caro, mas compensa bastante. Faça um folheto bem simples, com letras simples, para assimilação fácil e rápida.


O QUE VOCÊ PODE FAZER ATRAVÉS DA INTERNET

.
A Internet também é uma ferramenta ótima de busca.

Vá aos sites de busca (exemplo Google) e digite: perdido+nome do bairro Faça algumas buscas, que sempre aparece alguns anúncios de cães perdidos

Entre em todos os sites que tem animais achados e perdidos.
Faça um levantamento dos blogs de cães para adoção, sempre tem cães perdidos. Inclusive há sites específicos de animais desaparecidos. Alguns exemplos:

http://www.cachorroperdido.com.br/
http://www.renad.com.br/page/mural.asp
http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp?menu=../servicos/achado...
http://www.encontra-me.org/
http://www.ongdocao.org.br/category/animais-perdidos/
http://www.proanima.org.br/cade-rex/perdi


O que você deve fazer no orkut é falar com o máximo de pessoas, entrar no máximo de comunidades e adicionar o máximo de pessoas possíveis.

O ideal é fazer um novo perfil para isso, um perfil para o animal desaparecido com fotos dele, e o cartaz no álbum.
Entre em todas as comunidades da raça do seu animal, entre em todas as comunidades de animais perdidos, comunidades do bairro e da região.

Nas comunidades da sua região, adicione o máximo de pessoas da comunidade, pois depois você irá enviar o cartaz pela página de recados (scrap) para todos da sua lista de amigos.
Visite comunidades de adoção e doação de cães, e sempre visite os tópicos dos cães da raça do seu animal, e o tópico de perdidos.
Mande recado com cartaz do seu animal para todos os seus amigos do orkut.
Entre nas comunidades, e faça tópicos iguais, e sempre entre pra visitar (mantenha no topo)
Deixe recados e fotos destrancadas, para permitir o máximo de ajuda.
Você pode inclusive com esse novo profile do orkut que você fez pro seu animal, escolher 3 amigos de confiança e passar (login e senha) para eles entrarem com o perfil seu e ajudar a espalhar pelas comunidades e adicionar as pessoas do bairro, enquanto você faz as buscas na rua.

Peça para as pessoas repassarem o cartaz para os amigos.

O cartaz pode ser igual ao cartaz colado na rua, mas em um tamanho um pouco menor.

Autor do texto: Cap. Spaike [Amizade, Lealdade e Proteção]
19/06/08 Cap. Spaike
.
Estou disponibilizando esse texto para quem precisar, pois sei que muita gente não sabe nem por onde começar a busca, o que fazer. Se um amigo seu perdeu seu animal, passe esse texto para ele.

Quem precisar de auxílio para fazer o cartaz do seu animal, disponibilizo minha ajuda.
Não esqueça de enviar a foto e os dados gerais.
Meu contato por email: pastoralemao_rescue@hotmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maionese de frutas…é o Prato do Dia

Ah! A maionese… Essa mistura deliciosa, tão vilipendiada desde sua composição original…
Tem coisas que o povo chama de maionese que pelo amor…
Eu gosto de fazer a minha, mas quem prefere comprar pronta também pode "personalizar" (rsrsrs) a sua! Experimente acrescentar catchup e cebola picada, ou salsinha, cebolinha e pimenta vermelha, ou 1 dente de alho, ou picles, ou azeitonas ou ainda legumes crus picadinhos, tais como rabanete, cenoura ou pimentão. Mostarda também fica ótima e para as mais ousadas, 1 colherinha de curry :)
Se você não quer consumir ovo cru, pode fazer a maionese de leite: 1 xícara de leite hiperultramega gelado, 1 xícara de óleo e tempero a gosto (mostarda, sal, alho, etc). Junte e bata em velocidade alta no mixer ou no liquidificador, até pegar a consistência cremosa. Conserve em geladeira.
Há também uma receita de maionese feita "com" a batata. Cozinhe uma batata pequena e bata no liquidificador com limão ou vinagre, sal, um pouco de azeite, pimenta do reino, alho e óleo em fio, até obter a consistência de maionese. Engana bem viu? :D Se vc não tem ou não quer usar ovo cru, são duas boas opções.
Essa receita de hoje é uma salada de maionese feita com legumes E frutas. Fica saborosíssima e muito fresquinha, além de ser mais completa e nutritiva. Eu não sei se mais gente faz assim, conheço quem põe maçã picada e uvas passas, mas eu mando muita fruta mesmo :D

E vamos ao prato do dia…

Maionese de frutas
2 batatas grandes cozidas, cortadas em quadrados
1 cenoura grande cozida, cortada em quadrados
1 xícara de ervilhas (em conserva ou congeladas)
1 cebola bem picadinha
1/2 xícara de uvas passas
1 maçã grande cortada em quadrados (use com casca)
1 manga sem casca em quadrados
1 xícara de uva itália ou outra qualidade que seja durinha
1 kiwi descascado e cortado em quadrados (veja se ninguém é alérgico)
2 fatias de abacaxi cortadas em quadrados
1 xícara de azeitonas sem caroço
2 ou 3 xícaras de maionese
Folhas de alface (ou agrião, rúcula, etc) e tomatinhos cereja para enfeitar
2 ovos cozidos (opcional) em fatias para decorar

É só misturar tudo, decorar e devorar! Fica deliciosa e no verão é ideal! Para que seja um prato único, acrescente fatias de presunto e mussarela enroladinhas nas beiradas da salada e sirva com pão fresco ou torradas. Serve umas 4 pessoas.

Arroz…Ideias para o Prato do Dia

Brasileiro come arroz todos os dias, ou quase todos os dias…
Mas não precisa ser sempre o mesmo né?
Arroz é uma delícia e muito fácil de fazer e porisso mesmo propício à invenção, aos experimentos e às novidades. Neste post vou dar algumas dicas, ideias e receitas para acertar e inclusive modificar o prato do dia a dia.
Há várias espécies de arroz: branco como agulhinha, jasmim, basmati, arbóreo (carnaroli, vialone nano) japonês (ou glutinoso); negro, vermelho e selvagem, com os brancos podendo ser divididos em grão longo, grão curto, polido ou integral e parboilizado.
Nós usamos mais o branco, grão longo e polido e ainda o parboilizado, mas é interessante usar os outros tipos quando se tem a oportunidade. O jasmim e o basmati são realmente perfumados e apenas cozidos em água e sal já são um show. O negro e o selvagem nunca comi, mas minha filha gastrônoma já, na faculdade, e disse que são mais ou menos rsrsr, como ela é enjoadinha então não dá pra saber :D
O arbóreo não é muito do meu gosto, pois fica no ponto ainda cru por dentro e não há meio de eu me convencer a comer assim, não adianta dizer que risoto É assim, pq não engulo cru, ponto.
O vermelho parece arroz integral e ambos são razoáveis. Eu como de vez em quando pensando em como é bom pra saúde rsrsrsrs e o glutinoso ou japonês (grão curto) eu como quando faço comida japonesa, mas não acho nenhuma maravilha. Fui criada achando que arroz soltinho é que é o certo, então aquele grude levanta os pelinhos da minha nuca ahahahaahahah

E vamos ao prato do dia…

Arroz branco comum
1 xícara de arroz (serve 2 pessoas)
2 xícaras de água fervendo
1 dente de alho amassado
1 ou 2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto

Frite o alho e em seguida o arroz. Quanto mais fritar, mais sequinho e soltinho ficará, mas vc pode fazer sem óleo também, apenas junte o alho á água do cozimento para dar sabor. NÃO, eu NÃO lavo o arroz e não precisa. Quando se lava o arroz, há maiores chances dele empapar ou grudar #ficaadica. Cozinhe tampado que anda mais depressa.

Arroz Integral
1 xícara de arroz integral(serve 2 pessoas)
3 xícaras de água fervendo (na pressão ou 4 em panela comum)
1 dente de alho amassado
1 ou 2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto

Prefira o parboilizado, pois economiza gás e tempo uma vez que é semi-cozido antes de secar e embalar, e não tem gosto diferente. O procedimento é o mesmo do arroz comum.

Se vc não gosta de alho, pode usar cebola ou pimentão picadinhos, ou ainda um caldo em pó do sabor de sua preferência. Só arroz e sal é muito chatinho né?

O que fazer com as sobras?
Há inúmeras maneiras de reaproveitar. Aqueça tampado com 2 colheres de água no microondas ou coloque sobre um pano no escorredor de macarrão, tampe e ponha sobre o vapor de água, para utilizar sem misturas. Fica igualzinho ao feito na hora.
(As próximas sugestões são o que minhas filhas chamam de arroz com coisinhas :D)
OU, pique 2 tomates, 1/2 cebola e um dente de alho e refogue em azeite. Junte as sobras de arroz e aqueça. Fica rosado e úmido novamente.

Reaproveitamento de arroz, com tomate, cebola e alho.

OU, tempere com bastante azeite, salsinha picada e orégano e use para rechear tomates. Retire a tampa de cima e as sementes e conserve o tomate com sua forma. Preencha a cavidade com o arroz temperado, tampe com a fatia retirada e leve ao forno, regados com azeite. No microondas é mais rápido.
OU, use um daqueles pacotinhos de legumes congelados ou seleta em lata refogados em azeite e cebola picada e junte as sobras.
OU, misture presunto picado, palmito, ovo cozido, azeitonas sem caroço e molho de tomate às sobras de arroz, enforme e cubra de mussarela. Leve ao forno ou ao microondas para aquecer e derreter a mussarela. Essa última sugestão se chamava Arroz de Forno num restaurante aonde eu ia muito, mas infelizmente fechou. É o preferido do meu marido.

Em outro post volto a falar de como utilizar melhor ou criativamente o arroz e suas sobras.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pão Ciabatta caseiro…É o Prato do Dia

Passadas as eleições e tremendamente decepcionada, volto ao meu blog para anotar as receitas gostosas e simples que acho por aí, invento, adapto ou arrisco.
Este pão ciabatta é delicioso e deliciosamente simples.
Ao passar atrás de padarias e ver descartadas caixas de mistura para pão ciabatta me perguntava, qual poderia ser a diferença na mistura? Afinal, pão é pão eu me dizia!
E é verdade, pão é pão mesmo! :D
O que difere é a maneira de preparar! O ciabatta leva pouco ou nenhum açúcar, água fria e é pouco sovado! A maneira de manusear a massa faz com que cresça pouco e o corte aumenta a área de casca.
Essas são as diferenças que transformam o pão ciabatta num ingrediente único para sanduíches, por exemplo! Pouco miolo, casca crocantinha, boa área para recheio e você pode sentir todo o sabor da mistura que inventar com o auxílio luxuoso do croc da casquinha!
Só uma observação: eu assei no forno elétrico da minha filha. No forno convencional a gás, a casca talvez não fique tão durinha, o que não invalida as demais qualidades desta receita!

E vamos ao prato do dia…

Pão Ciabatta Caseiro (para 12)




Ingredientes
1 kg de farinha de trigo especial (usei a Suprema especial para pastel e massas frescas da Bunge)
1 envelopinho de fermento biológico seco ou 2 tabletes do fresco
1 colher de sopa de açúcar (caso use o fermento fresco)
1 colher de chá cheia de sal
100 ml de azeite de oliva ou óleo vegetal
700 ml de água fria aproximadamente

Modo de fazer
Se usar fermento fresco amasse com o açúcar e dilua em um pouco de água. Despeje a farinha em um recipiente grande, acrescente o sal, o fermento e o azeite. Vá despejando a água aos poucos enquanto mistura os ingredientes. Vá misturando até que toda a farinha incorpore. Atenção, esta massa deve ficar um pouco pegajosa, mas não muito, deve soltar das mãos mas não facilmente. Cubra e deixe crescer por uma hora.
Depois de crescida, espalhe em superfície enfarinhada e abra com rolo ou com as mãos. Tente deixá-la no formato mais quadrado ou retangular possível. Corte pedaços retangulares de aproximadamente um palmo de comprimento e vá colocando em formas enfarinhadas. Quando estiverem todos nas formas, passe uma faca fazendo 1 ou 2 cortes longitudinais e enfarinhe os pães também por cima. Deixe crescer novamente enquanto o forno esquenta entre 200º ou 250º. Asse até que estejam corados.
Esta quantidade rendeu 12 pães.