Top blogs de receitas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pão Multigrãos Recheado... É o Prato do Dia!

Tenho uma certa "tara" por pão. Gosto de fazer, de comer, de presentear, de cheirar :)
Aproveitando a sovadora da minha filha gastrônoma, tenho me divertido com as massas, pois sua cozinha é um verdadeiro parque de diversões rsrsrsrsrsr
Fiz macarrão, grissinis ( um latãozão cheio :)) e hoje foram pães.
Como eu tenho colesterol alto e há pouco descobrimos que a minha caçula também -além do diabetes do meu marido- gosto de aproveitar os pães fazendo-os funcionais, ou seja, bons para a saúde.
Também tempero ou recheio para que além de funcionais sejam inclusive gostosos! Qualquer receita de pão representa um sem número de possibilidades de você inventar, aproveitar sobras ou testar suas ideias!
Com 1 kg de farinha você faz 3 pães de 1/2 kg, doces ou salgados pois a massa básica serve para ambos. Dentro dessa quantidade de farinha, você pode colocar farinha de trigo especial, integral, de centeio e  farelos além de linhaça, amaranto, quinua, chia, etc. Podem ser congelados ou então divida com a família ou os amigos.
Vou passar a receita do que eu fiz, mas é claro que é possível um sem número de modificações, desde que você mantenha pelo menos metade ou 2/3 de farinha de trigo branca, para que os pães cresçam!

E vamos ao prato do dia!

Pão Multigrãos Recheado

Ingredientes (3 pães de 1/2 kg)
600 gr de farinha de trigo especial
250 gr de farinha de trigo integral e de centeio
150 gr divididos em farelo de trigo + linhaça dourada moída + aveia em flocos + amaranto moído
4 colheres de gordura a gosto (óleo, margarina, banha ou manteiga)
1 colher de sopa cheia de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
600 ml de água aproximadamente
1 sachê de fermento biológico
PS- gotas de limão ou vinagre fazem o mesmo efeito do melhorador e você pode ainda colocar o anti-mofo (que conserva o pão por mais alguns dias) e a glicerina (que mantém a massa úmida e macia por alguns dias)



Modo de fazer
Junte os ingredientes secos e acrescente os líquidos aos poucos, até dar o ponto de amassar e soltar das mãos. Você pode aumentar a farinha ou a água conforme a necessidade. Sove uns 15 ou 20 minutos e divida a massa em 3 pedaços e deixe crescer um pouco. Abra as massas, recheie e enrole, coloque nas formas e deixe crescer bem. Se preferir faça uns cortes decorativos e na hora de assar pincele ovo batido ou azeite e shoyu ou ainda leite, e polvilhe por cima a gosto: queijo ralado, gergelim, pimenta vermelha ou açúcar ou ainda semente de papoula, orégano, etc.

Recheios (sugestões)
1- Doce: passas, açúcar mascavo, melado, canela e raspas de laranja.
2- Salgado: alho moído, azeitonas, orégano e azeite.
3- Salgado: sobras de frango, requeijão e azeite.





Ficaram bem bons :) Macios e crescidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.