Top blogs de receitas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O último Espaguete do Ayrton Senna... É o Prato Do Dia!

Estava assistindo aquela malfadada corrida, quando o mundo perdeu o Ayrton Senna e eu deixei de ver a Fórmula 1.
20 anos depois, em meio a um mar de lembranças do piloto, daquele dia, das corridas especiais, das voltas incríveis, das rivalidades, da coragem, da ousadia... um garçom contou qual foi o último prato que o Senna pediu naquela última noite da sua vida.
Eu fui atrás da receita e seu pedido refletia a simplicidade da sua vida, do restaurante que escolheu, do último hotel onde dormiu e do espaguete que sempre comia nas vésperas de suas disputas em Ímola.
Entre Bolonha e San Marino, na minúscula comuna de Castel San Pietro Terme fica essa Trattoria Romagnola (bar e restaurante) com especialidades da cozinha emiliana e romagnola mediterrâneas.

Trattoria Romagnola

Entre as massas feitas à mão, Senna pedia sempre o spaghetti al torchio, massa que era extrudada em uma antiga máquina manual de madeira (que devia ser elétrica claro rsrsrsr). O molho

O torchio
escolhido -em italiano "pomodori basilico Spaghetti olive nere al grana padano"- um simplíssimo molho de tomate com manjericão, azeitonas pretas e lascas de queijo grana padano, saboroso e leve não devia atrapalhar o sono que precisava ser tranquilo, para o importante dia seguinte.
Embora tenha usado um espaguete comprado pronto, prometi a mim mesma que o próximo será com massa caseira (não al torchio rsrs).
Já o molho de tomate fiz como uma verdadeira mama italiana usando um passa purê típico, que retira a pele e deixa o molho levemente pedaçudo.

Passa purê e molho de tomate

 
E vamos ao Prato do Dia!

Espaguete ao sugo, manjericão e azeitona preta ou
O último Espaguete do Ayrton Senna

Ingredientes
500 gr de massa seca (espaguete)
8 tomates grandes cozidos e em pedaços
1/2 cebola ralada
1 dente de alho esmagado
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço e picadas
folhas de manjericão
sal e açúcar a gosto
azeite
pimenta do reino a gosto
queijo ralado (grana padano ou parmesão)

Modo de fazer
Cozinhe o espaguete, escorra e envolva em azeite. Reserve em local aquecido.
Bata no liquidificador (ou passe em peneira grossa) os tomates e reserve. Aqueça o azeite numa frigideira grande e funda e frite levemente a cebola e o alho, junte os tomates e as azeitonas e tempere a gosto com sal, açúcar e pimenta do reino. Aqueça bem para fixar os sabores e junte o macarrão ao molho. Espalhe folhas de manjericão e lascas de queijo por cima e sirva imediatamente.

Espaguete ao sugo, manjericão e azeitona preta 
E bom apetite!


6 comentários:

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.