Top blogs de receitas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Arroz & Economia… É O Prato Do Dia!

Ainda bem que o arroz maneirou nos preços, né? Já dá para encontrar a R$ 7,99 por 5 kg, mas ainda assim é melhor economizar para poder gastar mais em outras coisas!
O arroz branco, simples e puro é maravilhoso e às vezes pego uma colherada da panela mesmo, na hora que fica pronto! Não resisto :)

E como aumentar o rendimento do arroz? Há muitas maneiras, tanto na hora de fazer como de reaproveitar ou "esticar" a quantidade!
Inclusive é uma boa maneira de acrescentar legumes, verduras e grãos aos pratos da criançada, juntando vitaminas, fibras e nutrientes!



Segundo os especialistas, 1 xícara de arroz polido, branco, depois de cozido é o necessário para 2 porções numa refeição.

Arroz com Legumes
Ingredientes
1 xícara de arroz
Opte entre + 1 xícara de: cenoura ralada, chuchu ralado, vagem picadinha, repolho em tirinhas
1 colher de sopa de óleo
1 dente de alho amassado ou 1 colher de sopa de cebola picadinha
sal a gosto
3 xícaras + ou - de água fervente

Modo de fazer
Frite o alho ou a cebola no óleo e refogue os legumes por 1 minuto. Junte o arroz, o sal e refogue até que ele fique meio transparente. Junte a água e espere até ferver. Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada, até que a água seque e a superfície do arroz fique cheia de buraquinhos. Prove a consistência do grão, se está macio ao morder; se não, pingue mais água quente até que fique a gosto.
Rende 3 xícaras ou 3 porções

Arroz com grãos ou leguminosas
Ingredientes
1 xícara de arroz
Opte entre + 1 xícara de: lentilhas cozidas, de trigo para kibe já demolhado, de grão de bico cozido, ou de feijão azuqui cozido
1 colher de sopa de óleo
1 dente de alho amassado ou 1 colher de sopa de cebola picadinha
sal a gosto
3 xícaras + ou - de água fervente

Modo de fazer
Frite o alho ou a cebola no óleo e refogue os grãos por 1 minuto. Junte o arroz, o sal e refogue junto até que ele fique meio transparente. Junte a água e espere até ferver. Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada, até que a água seque e a superfície do arroz fique cheia de buraquinhos. Prove a consistência do grão, se está macio ao morder; se não, pingue mais água quente até que fique a gosto.
Rende 3 xícaras ou 3 porções

Arroz com macarrãozinho cabelo de anjo (receita árabe)
Ingredientes
1 xícara de arroz
1/2 xícara de cabelo de anjo partido com as mãos
2 colheres de sopa de óleo
1 dente de alho amassado ou 1 colher de sopa de cebola picadinha
sal a gosto
3 xícaras + ou - de água fervente
Se quiser dar o sabor árabe, polvilhe um pouquinho de canela ou de pimenta síria

Modo de fazer
Frite o macarrãozinho partido no óleo até amorenar e separe num pratinho. Frite o alho ou a cebola no óleo e junte o arroz, o sal e refogue até que ele fique meio transparente. Acrescente o macarrão frito e junte a água e espere até ferver. Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada, até que a água seque e a superfície do arroz fique cheia de buraquinhos. Prove a consistência do grão, se está macio ao morder; se não, pingue mais água quente até que fique a gosto.
Rende 3 xícaras ou 3 porções

Para esticar sobras de arroz cozido (pode ser arroz branco, parboilizado ou integral)

2 xícaras de arroz cozido
+ 1 xícara de sobras de verdura refogada (espinafre, couve, escarola, couve-flor, brócolis) picada
ou 1 xícara de ervilha de lata ou congelada
ou 1 xícara de milho em lata, congelado ou retirado de espigas cozidas
ou 1 xícara de seleta de legumes de lata ou congelada ou ainda, sobras de legumes picados

Você pode incrementar sobras de arroz com

Ovo
2 xícaras de arroz cozido
1 colher de cebola picada
1 fio de azeite
1 ovo
Frite a cebola no azeite, junte o arroz pronto e esquente bem. Junte o ovo cru e misture rapidamente até a gema começar a ficar cozida. Sirva rápido.
Um pouco de queijo ralado ou muçarela ou queijo prato junto e fica maravilhoso.

Queijo/presunto ou os dois juntos
2 xícaras de arroz cozido
1 dente de alho picado
1 fio de azeite
½ xícara de aparas de frios (queijo, presunto, peito de peru, etc)
Frite o alho no azeite, junte o arroz pronto e esquente bem. Junte os frios e misture rapidamente até o queijo derreter ou os frios esfiaparem. Sirva rápido.

Tomate e Cebola

2 xícaras de arroz cozido
2 tomates bem picadinhos
1 colher de cebola picada
1 fio de azeite
cheiro verde a gosto
Frite a cebola no azeite, junte o tomate e refogue até que comece a desmanchar. Junte o arroz pronto e o cheiro verde. Sirva rápido.
Fica muuuito gostoso. Perfeito para enjoados que não gostam de sobras de arroz.

Com molho
2 xícaras de arroz cozido
Ao menos 1 xícara de sobra de molho para macarrão: de tomate, de calabresa, bolonhesa, branco, parisiense, de queijo, etc
Esquente o molho e afine com um pouquinho com água (os atomatados) ou leite (os brancos). Misture ao arroz numa travessa e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno ou o ao micro-ondas para esquentar bem.

Arroz com coisinhas (nome dado pelas minhas filhas quando eu misturava muitas coisas)
2 xícaras de arroz cozido
1 colher de cebola picada e 1 alho amassado
1 fio de azeite
1 ou 2 xícaras de todo tipo de sobrinhas ou ingredientes que você encontrar na geladeira: frango assado ou cozido, carne de vaca ou porco, bacon frito, ovo cozido picado, fatias de calabresa, tomate, ervilha e milho, frios ou queijo, legumes e verduras diversos, azeitonas picadas, molho de tomate ou ainda sobras de farofa, batata palha, aveia inteira tostada, cheiro verde, etc.
Frite a cebola e o alho no azeite, junte o arroz pronto e esquente bem. Coloque numa travessa e junte todos os ingredientes que você conseguiu. Leve a esquentar no forno ou no grill.

Todos esses pratos ficam muito bem numa marmita (menos a batata palha) e requentam bem. Com uma salada variada podem compor uma refeição (mesmo sem carne). Podem ser guardados tampados na geladeira para uma refeição rápida e leve à noite.

No inverno, aconselho a servir antes dos pratos, um caldo ou consomê com macarrãozinho de sopa. Esquenta bem e satisfaz!

Se você tem uma receita ou dica para arroz e quiser dividir conosco, coloque com seu nome nos comentários que eu acrescento a este post!











2 comentários:

  1. Minha mãe fazia o "arroz com coisinhas" mas chamávamos de roupa velha.. E quase sempre vinha um tutu de feijão junto..
    Era o famoso "roupa velha com tutu"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carne seca desfiada (que sobrava da feijoada) frita com cebola era o que minha mãe chamava de roupa velha :)

      Excluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.