Top blogs de receitas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Alichela…hummmmm…É o Prato do Dia!

Nas viagens dos sabores que empreendemos na vida, algumas são inesquecíveis!
De crianças que comem às vezes obrigadas, passamos a descobrir coisas maravilhosas que nos surpreendem…nos marcam…e nos obrigam a repetir, repetir, repetir… :D
A Alichela é um dos sabores inesquecíveis da minha vida!
O aliche é uma conserva de peixinhos que nasceu de mãos caprichosas que se empenhavam em aproveitar tudo o que vinha na rede, pensando nos tempos difíceis. Seu marcante e delicioso sabor se espalhou pela cozinha italiana e hoje é ingrediente que aparece em pratos os mais inusitados, para salgar e emprestar sua magia!
A Alichela, assim como o Pesto e a Sardela são monumentos quen nos chegam da cozinha italiana, às vezes adaptados, mas sem nunca esquecerem sua origem.
Bastante salsa, um pouco de cebola e alho, pimenta, limão e orégano, quando se juntam aos filezinhos de anchova, formam uma adorável pastinha que valoriza qualquer pedaço de pão! Torradas, pão italiano fresco, bolachas e até mesmo uma sobra dormida de pão francês, viram um delicioso petisco!
Essas receitas podem transformar um lanchinho numa festa! Acredite!

E vamos ao prato do Dia…

Alichela
Ingredientes
1 maço grande de salsa e cebolinha
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimenta vermelha com as sementes
100 a 200 grs de aliche
sal, açúcar, pimenta do reino e orégano a gosto
óleo e azeite o quanto baste
suco de 1 limão grande

Modo de fazer
Escolha e lave bem o maço de salsa e cebolinha. Pique finamente a cebola, o alho e a pimenta vermelha. Escorra a salsa e a cebolinha e pique muito bem. Misture tudo e reserve. Pique ou amasse os filés de anchova (aliche) e junte. Misture e tempere a gosto. Adicione o suco do limão, o óleo e o azeite. Misture tudo muito bem e verta para um vidro com tampa. Verifique se o óleo cobre bem a mistura, se não, complete até cobrir e conserve em geladeira.
Aproveite bem e delicie-se com essa gostosura :D

Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.