Top blogs de receitas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sardela, Pesto e Maionese de Soja…são Os Pratos do Dia!

A Sardela é um antipasto delicioso, vendido muito caro em delicatessen e na verdade facílimo de fazer. É uma receita possivelmente italiana que foi abrasileirada, muito charmosa e que faz sucesso em qualquer ocasião! Para servir no Natal ou presentear é sempre uma ótima ideia!
Na mesma linha, o Pesto, um molho italiano adaptado ao Brasil pode servir de deliciosa pastinha para torradas ou fatias de pão italiano fresco. A receita é a mesma e fica delicioso como entradinha.
E por último, vou colocar uma maionese vegana de soja que encontrei no blog Forno&Fogão da Carmen, que achei interessante e pode ser útil a eventuais leitores vegetarianos. Com a adição de alguns petiscos pode ser um interessante patê para as festas que vêm aí!

E vamos aos pratos do dia…

Sardela
Ingredientes
1/2 quilo de pimentões vermelhos fatiados
250 gr de cebolas fatiadas
2 dentes de alho fatiados
100 a 150 gr de aliche ou sardinha anchovada
orégano a gosto
pimenta calabresa seca a gosto ou
1 pimenta vermelha picadinha
sal, açúcar, pimenta do reino a gosto
1 copo de azeite
1/2 copo de óleo de girassol ou milho ou ainda Óleo Maria tradicional

Modo de fazer
Numa panela despeje o 1/2 copo de óleo, o pimentão, o alho, a pimenta e a cebola e frite lentamente. Frite até que murchem completamente e diminuam para a metade da quantidade.
Retire do fogo, espere esfriar e moa bem no liquidificador ou processador.
Retorne à panela, acresente os temperos e mantenha em fogo baixinho. Desmanche o aliche em um pouco de azeite e verta na panela. Junte o resto do azeite e continue a cozinhar em fogo baixo. Esta parte demora mesmo pois a ideia é evaporar todo o suco dos legumes. Quando na superfície só restar o azeite bem vermelho borbulhando e nenhum líquido e o fundo da panela aparecer quando mexida a mistura, estará pronta a Sardela. Deixe esfriar e verta para um vidro com tampa. Mantenha em geladeira. Sempre que consumir alguma quantidade, observe se sobra azeite suficiente para cobrir o patê, se não, complete com mais azeite para garantir a durabilidade do produto.

Observação: A Sardela tem muitas versões e podem ser encontradas receitas que incluem tomates ou ainda sardinhas. Na minha opinião, esses ingredientes desvirtuam o sabor. As que se adquirem em boas delicatessen jamais levam tomate e muito menos sardinhas, que abastardam o sabor suave deste antipasto.

Pesto
Ingredientes
1 maço pequeno de manjericão* (ou mangericão)
100 gr de queijo ralado
100 gr de nozes**
2 ou mais dentes de alho
1 pimenta vermelha pequena
sal e pimenta do reino
azeite que baste***

Modo de fazer
Separe e lave as folhas do manjericão e depois seque. Coloque no liquidificador ou processador as folhas, o queijo, as nozes, o alho e a pimenta e pulse algumas vezes. Depois vá despejando o azeite aos poucos até estar tudo bem misturado, Não precisa desfazer completamente pq os pedacinhos dão um charme extra. Acerte o sal e a pimenta do reino. Verta para um vidro com tampa e observe se o azeite recobre bem a mistura, se não, complete até cobrir.
* O manjericão tem folhas grandes. Se forem pequenas, pontudas e meio fechadinhas então é mangerona.
** A receita original pede pinoles mas além de caros e difíceis de encontrar, os pinoles que chegam ao Brasil já chegam meio passados. As nozes, amêndoas e mesmo a castanha do pará substituem bem.
*** É possível utilizar azeite e óleo meio a meio.

Observação: O Pesto vem sendo cada vez mais sofisticado, mas na verdade é um molho para pasta concebido por pessoas sem recursos. É um molho de italianos pobres. O fato de levar azeite e queijo grana padano se deve a serem produtos italianos e baratos por lá. Portanto, para manter o espírito do molho pode-se perfeitamente usar os recursos que se têm à mão, sem gastar os tubos (ou toda uma lata de azeite extra virgem :D).

Maionese de Soja

Ingredientes
2 colhs. de sopa de leite de soja em pó(Suprasoy)

1 xícara de água morna

1 pitada de sal

1 dente de alho

1/2 cenoura
 cozida
1/2 cebola
óleo de milho ou girassol

Modo de Fazer
Bater tudo no liquidificador, acrescentando o óleo em fio até o ponto em que o liquidificador ficar com dificuldade de bater. Deixe esfriar para guardar na geladeira. Dura aproximadamente 5 dias. A maionese depois de gelada endurece mais.

Observação:
Receita retirada daqui http://cljpedroso.blog.uol.com.br/arch2007-09-30_2007-10-06.html. Mesmo o blog estando parado, aconselho a visita pois tem algumas receitas maravilhosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.