Top blogs de receitas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Berinjela (ou beringela?) à Paulista é… O Prato do Dia

Esta preparação é uma das deliciosas invenções da minha mãe, preferida pelas minhas filhas e consenso na família. Minha mãe nunca colocou um nome nela e eu não sabia se punha à Didi, da Mamma, da Lourdes… Como São Paulo e ser paulista eram as maiores paixões da minha mãe (antes do Palmeiras vejam lá), a ponto de pedir para ter suas cinzas esparzidas sobre São Paulo, de cima do Edifício Itália (o que foi feito, registre-se), resolvi homenageá-la chamando de à Paulista a sua gostosa forma de preparar bering(j)elas rsrrsrs
Como é uma receita caseira, os ingredientes são intercambiáveis, sabe como é? Não tem um deles? Vai sem, troca por outro, inventa… Tem pouco, aumenta um deles… Bem à vontade como deve ser fazer comida, uma obrigação divertida e criativa :D

 E vamos ao prato do dia…



Beringela à Paulista (de forno convencional ou micro-ondas)



Ingredientes (4 pesssoas)
4 beringelas médias
3 tomates maduros picados
1 cebola grande picada
alho a gosto picado
pimenta vermelha a gosto picada
1/2 xícara de salsinha picada
8 azeitonas verdes ou pretas descaroçadas e picadas
sal, pimenta, orégano e azeite de oliva a gosto
1 pitada de açúcar
2 colheres de chá de vinagre
queijo ralado ou farinha de rosca para polvilhar.

Modo de fazer
Lave, tire o cabo e parta as berijelas ao meio, no sentido do comprimento. Com uma faca faça cortes longitudinais na polpa, sem cortar a casca e depois faça cortes horinzontais com a mesma técnica, quadriculando a polpa. Salpique sal e frite rapidamente em um fio de azeite as metades dos dois lados.
Misture os tomates, a cebola, o alho, a pimenta e a salsinha e tempere a gosto com sal, pimenta, orégano, azeite, açúcar e vinagre.
Recheie as beringelas, enfiando a mistura entre os quadradinhos o melhor que puder. Distribua as azeitonas picadas por cima e cubra com queijo ou farinha de rosca.


Arrume numa travessa e regue com azeite. Asse no forno ou no micro-ondas, cobrindo as beringelas em ambos (no forno com papel alumínio e no micro, com tampa ou plástico filme). Asse até a beringela amolecer e o recheio cozinhar e escurecer. Sirva fria ou quente, com arroz branco ou pão fresco e salada.

Esta preparação serve como mistura e, se cortada em pedaços menores depois de assada, como antipasto. Fica picante e condimentada.
Se vc curte, pode misturar ao recheio cenoura ralada ou espinafre cozido e picado, ou ainda 2 colheres de flocos de aveia. Isso aumenta as propriedades nutritivas do prato.
Salpicar gergelim sobre elas antes de assar faz o mesmo efeito, além de ser delicioso!



Um comentário:

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.