Top blogs de receitas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pâté au poulet ou Patê (terrine) de frango…É o prato do dia!

Eis uma receita diferente, sofisticada e muito, muito gostosa! É um patê ou uma terrine, receita francesa em que o patê é feito para ser cortado em fatias e comido frio, como uma entrada, acompanhado de salada e pão. Este de frango é muito suave, até as crianças gostam, e comem fígado e aveia sem perceber rsrsrsrs
Não é difícil nem exige ingredientes complicados. O que não tiver em casa, troque, substitua ou até elimine, conforme seu gosto.
Como é para ser comido frio, deve ser feito de manhã para consumir à noite ou um dia antes. À receita original acrescentei alguns ingredientes ou substitui pelo que tinha mais à mão.

E vamos ao prato dia!

Ingredientes
1 peito de frango pequeno picado
2 fígados de frango
1 cebola roxa (echalote) em pedaços
3 dentes de alho
3 ramos de salsinha
6 grãos de pimenta do reino preta
50 gr de toucinho defumado carnudo picado
100 gr de linguiça portuguesa bem condimentada picada
1 ovo
50 gr de azeitonas pretas sem caroço.
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho ou conhaque
4 colheres de sopa de aveia fina
sal a gosto
manteiga ou margarina quanto baste
Use um processador de alimentos ou na falta deste, o liquidificador na função pulsar.

Modo de fazer
Frite os fígados na manteiga até que fiquem rosados, depois junte o vinho e espere secar um pouco. Moa a cebola, o alho, a salsinha, os grãos de pimenta, o toucinho, os fígados e a linguiça. Junte o ovo, o azeite, a manteiga com vinho e a carne de frango e moa finamente. Adicione a aveia e tempere com sal e bata para misturar.
Unte uma travessa de louça ou vidro temperado com bastante manteiga e coloque a metade da massa. Distribua as azeitonas e coloque o resto da massa. Coloque pedaços de manteiga sobre o preparado e cubra com papel manteiga. Coloque por cima um peso qualquer (outra travessa um pouco menor, por exemplo).
Se fizer no forno, coloque o termostato entre 160º e 180º, arrume a travessa dentro de uma assadeira com água e deixe assar em banho-maria por uma hora ou até endurecer bem.
No micro-ondas, asse por 10 minutos na potência média baixa (40%), 6 minutos na potência média alta e depois na PA até endurecer, mas cuidado para não assar demais e secar muito a receita.
Em ambos os casos, deixe esfriar bem, coloque na geladeira e sirva no dia seguinte, em fatias, com salada e pão.
Bon apètite :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.