Top blogs de receitas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O prato de hoje é…A melhor cuca (cúkina) de banana que já comi!

Foi minha Tia Elza de Itajaí, Santa Catarina, quem nos apresentou às cúkinas…Aqui um aparte: em Santa Catarina se chamava cúkina e não cuca, como se chama agora, mas não há diferença na receita. É original da Alemanha, geralmente não é muito doce e é costume ser feita de conservas como geléias e compotas.
Há cúkinas para todos os gostos, geralmente de frutas, mas essa receita acolhe todos os ingredientes. A cúkina original é como a receita de um pão de doce, mais pesada e utiliza o fermento biológico na confecção. Você prepara a receita da massa, deixa crescer e coloca a cobertura antes de assar.
Há cukinas de banana, maçã, manga, côco, uva preta, abacaxi, geléia de frutas em geral, de doce de leite, de goiabada e até uma muito engraçada, de farofa doce!
A receita de hoje eu encontrei num livrinho da Koober, que fabrica granola, mas é claro que pode ser feita com qualquer uma. É um pouco diferente pq a fruta vai no meio e não em cima
Ela junta as frutas com uma cobertura farofenta, que parece muito com a cúkina de farofa doce. A caçula adora granola e foi na lojinha em que comprei essa Koober que ganhei o livrinho. As outras receitas são banais, mas essa cuca é de matar! Usa fermento químico e fica pronta rapidinho. Não dá pra parar de comer, eu juro!

E vamos ao prato do dia

Cuca (cúkina) de granola com banana
Ingredientes
Farofa
1/2 xícara de (chá) de açúcar refinado
1 xícara de (chá) de granola
1 colher de (chá) de canela em pó
1/2 xícara de (chá) de manteiga gelada
Massa
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 xícara de (chá) de granola
1 e 1/2 xícaras de (chá) de açúcar
4 ovos
1/2 xícara de (chá) de óleo
1/4 xícara de (chá) de água
4 bananas maduras em rodelas
1 colher de (sopa) de fermento em pó químico

Modo de fazer
Farofa
Misture o açúcar, a granola e a canela e acrescente a manteiga gelada, em cubos. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa.
Massa
Misture a farinha com a granola e o fermento e reserve. Separe os ovos e bata as claras em neve. Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme claro. Sem desligar a batedeira acrescente alternadamente a mistura de farinha, o óleo e a água e bata até ficar um creme homogêneo. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Despeje a metade da massa em forma untada e enfarinhada, distribua a banana e cubra com o restante da massa. Espalhe a farofa sobre a cuca e asse a 180 graus em forno pré-aquecido até que esteja firme e a cobertura dourada.

Pode usar uma forma grande pq é muita massa e maneire no forno, pq as bananas enquanto assam amolecem a massa e pode ficar demorado para assar. Não aumente o forno se o palito sair molhado, pode até baixar para 170 graus. A massa, antes das claras é pesada e meio dura mesmo. Se estiver difícil de bater, acrescente mais um pouquinho de água.
Na primeira vez que fiz, só tinha 3 bananas então completei com goiabada e ficou maravilhoso. Da segunda vez, usei as 4 bananas E a goiabada :)
Também na segunda vez, minha caçula sugeriu colocar côco ralado na massa e na cobertura (ela é insaciável!) e eu achei que na massa não fez diferença, mas na farofa ficou o máximo.
Então se quiser usar as sugestões, coloque uma fatia gorda de goiabada em quadradinhos no recheio e 1/2 xícara de côco ralado na farofa. Aliás, a farofa cria uma casquinha crocante em cima que é de matar.

Não preciso dizer que essa cúkina é uma bomba de calorias, mas é boa, muito boa. Corte em quadrados e coma pouco…se puder :)
Para crianças é um ótimo lanche, com as fibras e vitaminas da granola, a fruta e os ovos. Como é muito gostosa, você não vai precisar insistir pra comerem. Uma sugestão é fazer na sexta-feira à noite ou no sábado de manhã e assim tem sobremesa para todo o fim de semana. Bom apetite!

domingo, 16 de maio de 2010

O prato de hoje é…Biscoitos caseiros para cachorros :)

Essas preparações eu descobri em um site vegano. Não guardei o nome do site e faz muito tempo que o fiz -mas com certeza pelo vocabulário é português de Portugal- então se o dono ou a dona do site passar por aqui e tiver a gentileza de me enviar o nome do site, eu o porei aqui e não estarei fazendo nada além da minha obrigação. Detesto kibadas rsrsrs

Para todas as receitas, o preparo é o mesmo, ou seja, moa tudo, molde os biscoitos a gosto, passe óleo nas formas e leve a assar em forno de baixo para médio até ficar assado. O ponto de assado é o busílis dessas receitas. Não espere que fique completamente duro, pq ele ficará masi duro depois que esfriar. Para dar sabor, eu acrescentei caldo em pó sabor picanha ou bacon ou ainda costela ou frango. Fica a gosto.

E vamos aos biscoitos do dia.

Biscoitos para cão com três farinhas
Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo integral
1/3 de chávena de farinha de milho
½ chávena de farinha de soja
½ chávena de sementes variadas
1 colher de sopa de óleo de linhaça
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 ovos
¼ de chávena de leite vegetal à escolha

Estaladiços veganos para cão
Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo integral
¼ de chávena de farinha de trigo
¼ de chávena de farinha de milho
6 colheres de sopa de óleo de milho
2/3 de chávena de água morna

Biscoitos para cão de legumes e queijo vegano
Ingredientes:
3 chávenas de salsa picada
¼ de chávena de cenouras cortadas muito finas
¼ de chávena de queijo vegano ralado
2 colheres de sopa de azeite
2 chávenas e ¾ de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento
½ a 1 chávena de água

Biscoitos para cão com leite de soja em pó
Ingredientes:
¾ de chávena de água quente
1/3 de chávena de margarina vegetal
½ chávena de leite de soja em pó
1 ovo batido
3 chávenas de farinha de trigo integral
[Alternativa: aumentar a quantidade de margarina vegetal para ½ chávena e acrescentar 2 colheres de chá de açúcar]

Biscoitos veganos de centeio e milho para cão
Ingredientes:
2 chávenas de farinha de centeio
½ chávena de óleo vegetal
2/3 de chávena de água morna
½ chávena de farinha de trigo
¼ de chávena de farinha de milho

Biscoitos vegetais para cão
Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral
½ chávena de queijo vegano gratinado
½ chávena de ervilhas ou cenouras cozidas a vapor
margarina vegetal q.b.
leite vegetal à escolha q.b.

PS - chávena é o mesmo que xícara, queijo vegano é tofu e estaladiço é o mesmo que crocante.

domingo, 9 de maio de 2010

O prato de hoje é…O dia das Mães!

Em poucas palavras, o Dia das Mães…

Mesmo a minha mãe estando com Deus, não sinto como se ela não estivesse mais aqui. Ela está tão presente em mim, na minha irmã, nas minhas filhas, nas minhas sobrinhas, na vida…

…que é como se ela estivesse viva! Não sei explicar… ocorre o mesmo com minha avó…não me parece q ela morreu. Eu as sinto tão próximas…

Elas estão em mim.

Minha mãe vive em mim e eu a relembro a todo momento: na cozinha, nos conselhos, na sabedoria,…

…suas mãos se movem nas minhas mãos enquanto cozinho, penteio nossos cabelos, seus lábios nos meus, enquanto rezo, leio nossos livros, decifro cartas, relembro nossas lembranças…

Não há maneira de uma mãe morrer, essa é a verdade. As mães sobrevivem nos filhos, cozinham para as famílias, encaminham os netos…

…as mães guiam o mundo…

Sejamos agradecidos: se o mundo gira, se o sol nasce e se põe, se sobrevêm as estações, isso só acontece por causa das MÃES!

Esta é a minha homenagem a Lourdes Ressutti Dauer, mãe de Myrian e Isabel, avó de Stella, Nataly, Gabriela e Stefany, mãe honorária de Eduardo…

…a Conceição Martinez Ressutti, minha doce-azeda avó coragem…

…e a Odette Quartti Rodrigues, mãe de Eduardo e minha mãe honorária.

EU AMO VOCÊS, QUE CONTINUARÃO VIVENDO, POR GERAÇÕES E GERAÇÕES!

QUE DEUS AS ABENÇOE!