Foi minha Tia Elza de Itajaí, Santa Catarina, quem nos apresentou às cúkinas…Aqui um aparte: em Santa Catarina se chamava cúkina e não cuca, como se chama agora, mas não há diferença na receita. É original da Alemanha, geralmente não é muito doce e é costume ser feita de conservas como geléias e compotas.
Há cúkinas para todos os gostos, geralmente de frutas, mas essa receita acolhe todos os ingredientes. A cúkina original é como a receita de um pão de doce, mais pesada e utiliza o fermento biológico na confecção. Você prepara a receita da massa, deixa crescer e coloca a cobertura antes de assar.
Há cukinas de banana, maçã, manga, côco, uva preta, abacaxi, geléia de frutas em geral, de doce de leite, de goiabada e até uma muito engraçada, de farofa doce!
A receita de hoje eu encontrei num livrinho da Koober, que fabrica granola, mas é claro que pode ser feita com qualquer uma. É um pouco diferente pq a fruta vai no meio e não em cima
Ela junta as frutas com uma cobertura farofenta, que parece muito com a cúkina de farofa doce. A caçula adora granola e foi na lojinha em que comprei essa Koober que ganhei o livrinho. As outras receitas são banais, mas essa cuca é de matar! Usa fermento químico e fica pronta rapidinho. Não dá pra parar de comer, eu juro!
E vamos ao prato do dia
Cuca (cúkina) de granola com banana
Ingredientes
Farofa
1/2 xícara de (chá) de açúcar refinado
1 xícara de (chá) de granola
1 colher de (chá) de canela em pó
1/2 xícara de (chá) de manteiga gelada
Massa
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 xícara de (chá) de granola
1 e 1/2 xícaras de (chá) de açúcar
4 ovos
1/2 xícara de (chá) de óleo
1/4 xícara de (chá) de água
4 bananas maduras em rodelas
1 colher de (sopa) de fermento em pó químico
Modo de fazer
Farofa
Misture o açúcar, a granola e a canela e acrescente a manteiga gelada, em cubos. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa.
Massa
Misture a farinha com a granola e o fermento e reserve. Separe os ovos e bata as claras em neve. Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme claro. Sem desligar a batedeira acrescente alternadamente a mistura de farinha, o óleo e a água e bata até ficar um creme homogêneo. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Despeje a metade da massa em forma untada e enfarinhada, distribua a banana e cubra com o restante da massa. Espalhe a farofa sobre a cuca e asse a 180 graus em forno pré-aquecido até que esteja firme e a cobertura dourada.
Pode usar uma forma grande pq é muita massa e maneire no forno, pq as bananas enquanto assam amolecem a massa e pode ficar demorado para assar. Não aumente o forno se o palito sair molhado, pode até baixar para 170 graus. A massa, antes das claras é pesada e meio dura mesmo. Se estiver difícil de bater, acrescente mais um pouquinho de água.
Na primeira vez que fiz, só tinha 3 bananas então completei com goiabada e ficou maravilhoso. Da segunda vez, usei as 4 bananas E a goiabada :)
Também na segunda vez, minha caçula sugeriu colocar côco ralado na massa e na cobertura (ela é insaciável!) e eu achei que na massa não fez diferença, mas na farofa ficou o máximo.
Então se quiser usar as sugestões, coloque uma fatia gorda de goiabada em quadradinhos no recheio e 1/2 xícara de côco ralado na farofa. Aliás, a farofa cria uma casquinha crocante em cima que é de matar.
Não preciso dizer que essa cúkina é uma bomba de calorias, mas é boa, muito boa. Corte em quadrados e coma pouco…se puder :)
Para crianças é um ótimo lanche, com as fibras e vitaminas da granola, a fruta e os ovos. Como é muito gostosa, você não vai precisar insistir pra comerem. Uma sugestão é fazer na sexta-feira à noite ou no sábado de manhã e assim tem sobremesa para todo o fim de semana. Bom apetite!
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.