Top blogs de receitas

terça-feira, 17 de abril de 2012

A melhor receita de Pão de Batata…É o Prato do Dia!

Esta é uma receita profissional e faz um pão de batata dos deuses! Muito, muito macio, com uma cor linda e fundo crocante. Recheado fica maravilhoso e puro é uma delícia com manteiga ou geléia!
Peguei esta massa das apostilas da minha filha gastrônoma, então ela é 100% testada, de padaria mesmo! Fica melhor assada em forno elétrico, mas no fogão a gás também tem um resultado muito bom!

E vamos ao prato do dia!

Pão de batata (esta receita dá 40 pãezinhos)

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
150 gr de açúcar
400 gr de batatas cozidas, espremidas e frias
30 gr de leite em pó
100 gr de manteiga ou margarina
100 gr de ovo (isso mesmo, gramas rsrsrs ou 2 ovos médios)
10 gr de melhorador (ou 10 ml de suco de limão ou vinagre tipo agrin)
50 ml de leite integral
150 ml de água morna
20 gr de sal
80 gr de fermento fresco (ou 30 gr de fermento biológico seco instantâneo)

Modo de fazer
Junte a manteiga derretida, os ovos, a água, o leite,o sal, o açúcar e o melhorador e minture. Junte o fermento e a farinha aos poucos até soltar das mãos. Por último junte a batata espremida já fria e amasse bem. Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, separe em porções de 50 gr, recheie (se for rechear), boleie (deixe redondinho com o auxílio das mãos) e coloque em forma untada com óleo. Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com ovo batido com água e polvilhe gergelim ou queijo ralado se quiser.
Asse a 160º por 15 a 20 minutos.

Recheie com requeijão, queijo e presunto, salsicha, queijo fresco com salsinha, etc. É ótimo para o lanche das crianças, assado e bem mais saudável do que as porcarias que elas comem em cantinas.

Salada Morna de Repolho com alho e bacon…É o Prato do Dia!

Esta é uma deliciosa salada, muito diferente, que vai fazer o maior sucesso, tenho certeza.
Aprendi com uma senhora do interior, casada com um alemão chileno (ou chileno alemão, sei lá) e talvez a junção dessas duas culturas seja responsável pela receita dessa salada tão inusitada.
É uma receita rápida, barata e de grande efeito visual. Não garanto que crianças gostem – principalmente essas crianças de hoje em dia, que detestam legumes e verduras – mas as que já tem uma certa experiência em paladares diferentes, podem vir a gostar muito.
O repolho, assim como o brócolis e o tomate é um daqueles alimentos funcionais, recomendados para ingestão ao menos 3 vezes por semana por prevenirem cânceres diversos e os radicais livres, mas haja receitas variadas para servir a mesma coisa toda semana né? :D

Salada Morna de Repolho com Alho e Bacon


E vamos ao prato do dia!


Salada Morna de Repolho


Ingredientes

1 repolho pequeno ou 1/2 grande
100 gr de toucinho defumado
1 cabeça de alho
sal
pimenta do reino
azeite de oliva
vinagre
açúcar
óleo de girassol

Modo de fazer

Separe as folhas do repolho – se for muito difícil, corte o repolho em 4, retire o miolo e separe as folhas. Ferva água com sal em uma panela grande e vá colocando as folhas aos poucos, só até amolecerem de leve. Retire e vá colocando novas folhas, até que todas estejam escaldadas. Mantenha aquecidas de leve. Corte o toucinho em cubinhos e frite em óleo de girassol até que soltem a gordura e estejam crocantes. Retire do óleo e reserve. Descasque e fatie os dentes de alho e frite na gordura do toucinho até amorenarem. Retire da frigideira e reserve. Nessa mesma frigideira acrescente azeite de oliva a gosto, tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada de açúcar e o vinagre a gosto (menos do que o azeite) e reserve. Arrume as folhas de repolho numa saladeira grande e junte os cubos de toucinho e as fatias de alho frito. Aqueça o tempero na frigideira e derrame sobre a salada. Misture tudo vigorosamente e sirva.

É uma opção bem interessante para acompanhamento de carnes, ótima para substituir a eterna maionese em churrascos, com seu sabor marcante. Experimente!

Mario Quintana : As Mãos do Meu Pai

As Mãos do Meu Pai



As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis

sobre um fundo de manchas já cor de terra

— como são belas as tuas mãos —

pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram

na nobre cólera dos justos...



Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,

essa beleza que se chama simplesmente vida.

E, ao entardecer, quando elas repousam

nos braços da tua cadeira predileta,

uma luz parece vir de dentro delas...



Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,

vieste alimentando na terrível solidão do mundo,

como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?

Ah, Como os fizeste arder, fulgir,

com o milagre das tuas mãos.



E é, ainda, a vida

que transfigura das tuas mãos nodosas...

essa chama de vida — que transcende a própria vida...

e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...



Mario Quintana

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=1090#ixzz1rsuUNInB

sábado, 14 de abril de 2012

Manjar Branco Ou Flan de Côco…É o Prato do Dia

Um doce brasileiro, tradicional, do tempo das vovós, adaptado às facilidades dos nossos dias, gostoso, nutritivo e lindo!
Uma sobremesa fresca, leve, rápida e barata, que você faz num tapinha e fica pronta em 30 ou 40 minutos! Verdade rsrsrs não estou enganando ninguém :) É tão rápida que é possível ir fazendo junto com o jantar e ao fim do mesmo, a sobremesa já estará prontinha!
A calda é à escolha: a tradicional é feita com ameixa em calda mas você pode adaptar ou inventar sua própria calda, usando até mesmo um coulis fresquinho para acompanhar!
Experimente!

E vamos ao prato do dia!





Manjar Branco Ou Flan de Côco
Ingredientes
1 litro de leite (pode ser desnatado)
10 colheres de açúcar (ou a seu gosto)
1 vidro pequeno de leite de côco
2 envelopes de gelatina sem sabor

Calda de ameixa
100 gr de ameixa seca sem caroço
200 gr de açúcar
água para cobrir
côco ralado seco ou côco em fita (opcional)

Coulis de Morango

1 caixinha (ou 250 gr) de morango
2 ou 3 colheres de açúcar comum ou de confeiteiro
suco de 1/2 limão

Modo de fazer

Hidrate a gelatina sem sabor (em 1/2 xícara de água fria, despeje o pó e deixe hidratar até endurecer) e depois leve ao micro-ondas em PA por 15 segundos ou até liquidificar (ou em banho maria). Coloque no liquidificador o leite, o leite de côco e o açúcar e bata. Ainda batendo junte a gelatina. Despeje em forma molhada e leve ao congelador sem encostar no fundo (sobre um prato virado por ex.). Mantenha sob observação constante até começar a endurecer. Nesse momento retire do congelador e deixe na geladeira até o ponto de servir.

Calda de ameixa
Misture tudo em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe ferver até começar a engrossar e escurecer. Retire do fogo e deixe esfriar. Se gostar, tempere com cravo da índia e um pedacinho de canela em pau durante a fervura.

Coulis de Morango
Bata os ingredientes no liquidificador e leve a gelar. Inove batendo junto um pedacinho de gengibre ou sementes de camomila ou ainda um pedaço de capim-limão.
Você pode fazer coulis com qualquer fruta que tenha em casa. Aqui, receitas de vários:
http://blogdotony.com.br/o-que-e-coulis/

É bem firme e você pode desenformar para servir coberto com a calda ou coulis. Também pode colocar em tacinhas individuais para gelar, ou para ser prática, num recipiente plástico com tampa e servir aos pedaços em pratinhos (ocupa menos espaço da geladeira). Dá uma grande quantidade e para 4 pessoas dura uns 3 dias.

Vai na minha que é uma delícia!