Aprendi com uma senhora do interior, casada com um alemão chileno (ou chileno alemão, sei lá) e talvez a junção dessas duas culturas seja responsável pela receita dessa salada tão inusitada.
É uma receita rápida, barata e de grande efeito visual. Não garanto que crianças gostem – principalmente essas crianças de hoje em dia, que detestam legumes e verduras – mas as que já tem uma certa experiência em paladares diferentes, podem vir a gostar muito.
O repolho, assim como o brócolis e o tomate é um daqueles alimentos funcionais, recomendados para ingestão ao menos 3 vezes por semana por prevenirem cânceres diversos e os radicais livres, mas haja receitas variadas para servir a mesma coisa toda semana né? :D
Salada Morna de Repolho com Alho e Bacon |
E vamos ao prato do dia!
Salada Morna de Repolho
Ingredientes
1 repolho pequeno ou 1/2 grande
100 gr de toucinho defumado
1 cabeça de alho
sal
pimenta do reino
azeite de oliva
vinagre
açúcar
óleo de girassol
Modo de fazer
Separe as folhas do repolho – se for muito difícil, corte o repolho em 4, retire o miolo e separe as folhas. Ferva água com sal em uma panela grande e vá colocando as folhas aos poucos, só até amolecerem de leve. Retire e vá colocando novas folhas, até que todas estejam escaldadas. Mantenha aquecidas de leve. Corte o toucinho em cubinhos e frite em óleo de girassol até que soltem a gordura e estejam crocantes. Retire do óleo e reserve. Descasque e fatie os dentes de alho e frite na gordura do toucinho até amorenarem. Retire da frigideira e reserve. Nessa mesma frigideira acrescente azeite de oliva a gosto, tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada de açúcar e o vinagre a gosto (menos do que o azeite) e reserve. Arrume as folhas de repolho numa saladeira grande e junte os cubos de toucinho e as fatias de alho frito. Aqueça o tempero na frigideira e derrame sobre a salada. Misture tudo vigorosamente e sirva.
É uma opção bem interessante para acompanhamento de carnes, ótima para substituir a eterna maionese em churrascos, com seu sabor marcante. Experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.