Top blogs de receitas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fala, Francisco, por Ricardo Noblat



“Algo aconteceu com nossa política, ficou defasada em relação às ideias, às propostas. As ideias saíram das plataformas políticas para a estética. Hoje importa mais a imagem que o que se propõe.
(...) Endeusamos a estatística e o marketing. Participar da vida política é uma maneira de honrar a democracia. Seria necessário distinguir entre a Política com P maiúsculo e a política com P minúsculo." [Papa Francisco]
Cidadania. "A sociedade política só irá resistir se a satisfação das necessidades humanas for a nossa vocação. Esse é o papel do cidadão. (...)
As pessoas são sujeitos históricos, o que significa cidadãos e membros da nação. O Estado e a sociedade devem gerar condições sociais que promovam e atuem como guardiãs de seus direitos, permitindo que sejam construtoras de seu próprio destino".
Dignidade. "Não existe uma única violação da dignidade de um homem ou de uma mulher que possa ser justificada por qualquer outra coisa ou ideia. Nem uma única. (...)
Quando uma pessoa ou um povo vende sua dignidade, ou a barganha, todo o resto perde consistência e deixa de ter valor".
Verdade. "Em uma sociedade na qual as mentiras, os disfarces e a hipocrisia fizeram com que as pessoas perdessem a confiança básica no contrato social, o que poderia ser mais revolucionário do que a verdade?"
Marginalização. “Antes, em nossa sociedade, podíamos falar de opressores e oprimidos. Com o tempo, notamos que essa categorização não era suficiente, havia que acrescentar mais uma, a de incluídos e excluídos. Hoje em dia, a coisa ficou muito mais selvagem e temos que acrescentar outra antinomia: os que entram e os que sobram. Nesta civilização consumista, hedonista, narcisista, estamos nos acostumando ao fato de que certas pessoas são descartáveis.”


Neoliberalismo. "A crise socioeconômica e o consequente aumento da pobreza têm suas origens em políticas inspiradas por formas de neoliberalismo, que consideram o lucro e as leis do marcado como parâmetros absolutos acima da dignidade das pessoas ou dos povos. (...)
Na predominante cultura neoliberal, o externo, o imediato, o visível, o rápido, o superficial: estes ocupam o primeiro lugar, e o real cede terreno às aparências".
Globalização. “A globalização que uniformiza é essencialmente imperialista e instrumentalmente liberal, mas não é humana. Em última instância, é uma maneira de escravizar os povos. (...)
A globalização, como uma imposição unidirecional e uniforme de valores, práticas e bens, anda de mãos dadas com a imitação e a subordinação cultural, intelectual e espiritual".
Pátria. "A Pátria é o patrimônio dos pais, o que recebemos daqueles que a fundaram. São os valores que nos entregaram em custódia, mas não para que os guardemos em uma lata de conserva, e sim para que, com o desafio do presente, os façamos crescer e os lancemos à utopia do futuro. Esse é o nosso patrimônio".
Religião e Política. "Pensar que o poder é impor o meu caminho, alinhar todo mundo e fazê-los andar por essa trilha me parece errado. Agora, se concebo o poder de uma maneira antropológica, como um serviço à comunidade, é outra coisa. A religião tem um patrimônio e o põe a serviço do povo, mas, se começa a se misturar com politicagem e a impor coisas por baixo do pano, se transforma em um mau agente de poder. (...)
"Algumas pessoas me dizem: 'Padre, os políticos não estão fazendo nada'. Mas e você, o que está fazendo? Se não faz nada, então grite".

 

domingo, 21 de julho de 2013

Fazendo Mini Hamburguer em casa... É o Prato do Dia!

Isso!
A moda agora é fazer mini hamburgueres de vários sabores! Se você for comer fora de casa, vai pagar um tantão (pelo menos aqui em São Paulo). Dependendo do número de filhos, vai largar as calças rsrsrsrsr
É super fácil fazer em casa, o problema é achar o mini pão de hamburguer!!
Mas aqui vou dar a receita do hamburguinho e TAMBÉM do mini pão de hamburguer! Tá bom ou quer mais? rsrsrsrsr
Basicamente o que troca é o molho, ou o queijo, ou os acompanhamentos. Há também os hamburgueres  de frango, ou calabresa, ou ainda os vegetarianos.
Mas vamos começar pelo pão, receita de Danielle do Olival, do googlegroups Máquina de Pão. Uma receita ótima, básica, fácil, que dá uns 15 mini-pãezinhos, super macios e lindos de ver e de comer!!!!!

E vamos ao Prato do Dia!

Pão de Hamburguer
Ingredientes
(dá 8 grandes ou 15 pequenos)
(Pode usar para fazer mini pães de hot-dog)
260 ml de água morna
40 gr de manteiga ou margarina
50 gr de açúcar
10 gr de sal
15 gr de leite em pó
1 colher de chá de suco de limão (melhorador)
500 gr de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento biológico seco

Modo de fazer
Coloque os ingredientes na ordem, na cuba da MFP ou na tigela em que fará a massa. Na máquina escolha o ciclo massa.  À mão, misture e amasse por uns 15 minutos. Deixe crescer em ambiente aquecido por 30 ou 60 minutos, ou até dobrar de volume. Na máquina, idem.
Coloque a massa na mesa, sobre farinha de trigo polvilhada e abaixe com as mãos. Divida em 15 pedaços e dê o formato a gosto (hambúrguer ou hot-dog). Ajeite dentro de uma forma média, deixando os pedacinhos bem pertinho uns dos outros, mas sem encostar. Coloque em lugar tapado e aquecido até as massas se encostarem. Pincele com gema de ovo, ou leite ou shoyu e salpique gergelim, ou temperos secos, queijo ralado, a gosto. Aqueça o forno a 180ºC e asse até dourar de leve. Retire do forno e deixe coberto com um pano úmido. Empregue.



Mini-Hambúrguer
Ingredientes
800 gr de carne moída 2 vezes (boi, porco, frango, linguiça calabresa)
1 cebola pequena em pedaços
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça
galhinhos de salsinha
4 colheres de sopa de aveia em flocos
azeite a gosto
sal, ajinomoto e pimenta do reino a gosto
toucinho defumado a gosto (opcional)

Modo de fazer
Passe tudo pelo processador ou amasse tudo picado com as mãos. Prove o tempero. Divida em 15 porções e asse no forno, com um fio de azeite até dourar.

Mini-Hambúrguer Vegetariano
Ingredientes
1 lata de grão de bico cozido escorrido ou
1 berinjela grande assada, sem a casca
1/2 cebola pequena em pedaços
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça
galhinhos de salsinha
6 colheres de sopa de aveia em flocos
azeite a gosto
sal, ajinomoto e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Moa e amasse o grão de bico ou a berinjela e junte com os demais ingredientes  picados. Divida em 15 porções e asse em um fio de azeite  até dourar.

Molhos
de requeijão e maionese
de tomate e alho
de raiz forte e mostarda
de barbecue
tártaro (maionese e picles)
tapenade (azeitonas, alho e alcaparras)
etc

Queijos
Mussarela
Prato
Suíço
Chedar
etc

Acompanhamentos
Cebola em fatias
Bacon frito
Fatias de tomate
Alho frito
Queijo
Lascas de azeitona
Folhas de alface
Picles de pepino

Por favor, tente fazer em casa! Tenho certeza que você e sua família ou amigos vão adorar!
Não esqueça de colocar na mesa o catchup, a mostarda, o molho de alho, a maionese e outros especiais que você tenha na geladeira!

Experimente e faça o maior sucesso.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Salada de Inverno de Brócolis da Vó Bisa... É o Prato do Dia!

A bisavó das minhas filhas, minha avó materna, por nome Conceição Martinez Ressutti (Concepción em espanhol) era uma ótima cozinheira. Ótima no sentido de ter 5 filhos, um marido operário e ser dona de casa, ou seja, precisava se virar com pouca grana pra cuidar da casa, vestir, calçar e alimentar a tropinha :)
É claro que ser pobre naquela tempo (1º metade do séc. XX) não era tão ruim rsrsrs bacalhau por exemplo, era comida de pobre; óleo, só azeite; galinha se criava em casa e minha avó plantava tomates, couve, temperos e cana!
Sempre adorei sua comida: as sopas, a macarronada, a carne de panela, o nhoque (feito somente de batata e farinha)... em geral comidinha simples, com carne barata e muito aproveitamento.
Esta salada é uma invenção da minha avó e é simples, barata, completa e deliciosa!

E vamos ao Prato do Dia!

Salada de Inverno de Brócolis da Dona Conceição
Ingredientes (para 4 pessoas)
1 maço de brócolis (inclusive os talos)
1 cebola
2 tomates
3 ou 4 batatas
2 ovos cozidos
1 linguiça calabresa
2 dentes de alho
azeitonas em lascas
azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Lave os brócolis e aproveite tudo, inclusive os talos descascados. Cozinhe rapidamente em água com sal e reserve. Descasque as batatas, corte em fatias grossas e cozinhe junto com a linguiça calabresa inteira. Pique em pedaços grandes os tomates e a cebola. Fatie a calabresa e frite com o alho picado.
Forre o fundo de uma travessa grande com os brócolis picados grosseiramente, acrescente a batata cozida, a linguiça frita, os tomates e a cebola. Coloque os ovos cozidos em fatias e as lascas de azeitona. Cubra com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva quente ou fria com fatias de pão italiano. Não precisa de mais nada!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pão Multigrãos Recheado... É o Prato do Dia!

Tenho uma certa "tara" por pão. Gosto de fazer, de comer, de presentear, de cheirar :)
Aproveitando a sovadora da minha filha gastrônoma, tenho me divertido com as massas, pois sua cozinha é um verdadeiro parque de diversões rsrsrsrsrsr
Fiz macarrão, grissinis ( um latãozão cheio :)) e hoje foram pães.
Como eu tenho colesterol alto e há pouco descobrimos que a minha caçula também -além do diabetes do meu marido- gosto de aproveitar os pães fazendo-os funcionais, ou seja, bons para a saúde.
Também tempero ou recheio para que além de funcionais sejam inclusive gostosos! Qualquer receita de pão representa um sem número de possibilidades de você inventar, aproveitar sobras ou testar suas ideias!
Com 1 kg de farinha você faz 3 pães de 1/2 kg, doces ou salgados pois a massa básica serve para ambos. Dentro dessa quantidade de farinha, você pode colocar farinha de trigo especial, integral, de centeio e  farelos além de linhaça, amaranto, quinua, chia, etc. Podem ser congelados ou então divida com a família ou os amigos.
Vou passar a receita do que eu fiz, mas é claro que é possível um sem número de modificações, desde que você mantenha pelo menos metade ou 2/3 de farinha de trigo branca, para que os pães cresçam!

E vamos ao prato do dia!

Pão Multigrãos Recheado

Ingredientes (3 pães de 1/2 kg)
600 gr de farinha de trigo especial
250 gr de farinha de trigo integral e de centeio
150 gr divididos em farelo de trigo + linhaça dourada moída + aveia em flocos + amaranto moído
4 colheres de gordura a gosto (óleo, margarina, banha ou manteiga)
1 colher de sopa cheia de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
600 ml de água aproximadamente
1 sachê de fermento biológico
PS- gotas de limão ou vinagre fazem o mesmo efeito do melhorador e você pode ainda colocar o anti-mofo (que conserva o pão por mais alguns dias) e a glicerina (que mantém a massa úmida e macia por alguns dias)



Modo de fazer
Junte os ingredientes secos e acrescente os líquidos aos poucos, até dar o ponto de amassar e soltar das mãos. Você pode aumentar a farinha ou a água conforme a necessidade. Sove uns 15 ou 20 minutos e divida a massa em 3 pedaços e deixe crescer um pouco. Abra as massas, recheie e enrole, coloque nas formas e deixe crescer bem. Se preferir faça uns cortes decorativos e na hora de assar pincele ovo batido ou azeite e shoyu ou ainda leite, e polvilhe por cima a gosto: queijo ralado, gergelim, pimenta vermelha ou açúcar ou ainda semente de papoula, orégano, etc.

Recheios (sugestões)
1- Doce: passas, açúcar mascavo, melado, canela e raspas de laranja.
2- Salgado: alho moído, azeitonas, orégano e azeite.
3- Salgado: sobras de frango, requeijão e azeite.





Ficaram bem bons :) Macios e crescidos!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Abobrinha ao queijo e creme vapt-vupt... É o prato do dia!

Quer uma ideia de mistura que leva uns 15 minutos para fazer?
Precisa ter em casa abobrinhas, um queijo qualquer e uma caixinha de creme de leite.
Fica gostoso, bonito e é bastante nutritivo.

E vamos ao Prato do Dia!

Ingredientes
(4 porções)
4 abobrinhas
queijo a gosto (fresco, light, mozarella, requeijão)
1 caixinha de creme de leite
azeite, sal, pimenta do reino a gosto


Modo de fazer
Lave as abobrinhas, retire as pontas e corte no meio. Escave as sementes, salpique sal, pimenta e arrume numa travessa rasa. Molhe com azeite e leve ao micro-ondas por 3 ou 4 minutos na PA (ou cozinhe rapidamente em água salgada até amolecer um pouco). Amasse ou pique o queijo que for usar e distribua nas canoinhas de abobrinha e cubra com um pouco de creme de leite da caixinha. Salpique sal e pimenta do reino ou cubra com queijo ralado, farinha de rosca ou ainda gergelim e leve rapidamente ao grill ou forno para gratinar.
Sirva com arroz, feijão e salada ou a gosto.

Muito rápido e faz sucesso com as crianças!