Top blogs de receitas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…Coxa creme e Eu me pareço com o que?

Acontecem coisas engraçadas comigo. Por algum motivo eu dou uma impressão errada a meu respeito…o tempo todo.
Eu sou meio gorda e a senhora a meu lado diz "não, você tem ossos grandes". Eu tenho ossos grandes?
Eu estou num açougue comprando carne; vou pagar, peço dois vidros de tempero pronto e a caixa me pergunta: "você é baiana?". Eu pareço baiana? Eu tenho sotaque?
Minha irmã tem um namoradinho com quem ela briga muito; ele me diz "sua irmã é mais bonita mas você é mais simpática". Eu sou simpática??????
Eu estou num restaurante sírio, atrás de um tempero chamado chaman para fazer um curioso prato armênio, o bastrmá; o proprietário me arruma um pouco, não sem antes perguntar com olhos brilhantes "hummm, senhôra armena?" Como são as armênias? Eu me pareço com uma? Eu sou armênia?
Eu chamo uma moça de irmã de fé (porque é moça) e ela acha que sou crente (evangélica).
Eu não sou.
Meu marido acha que eu tenho cara de quem é capaz de tudo. Eu sou capaz de tudo?
Eu sou.

E vamos ao prato do dia

Coxa Creme
Uma pequena delícia que está saindo de moda. Que pena… Eu me lembro (da minha o que? juventude? vá lá, juventude) de juntar a grana para comer uma deliciosa coxa creme no anexo de um restaurante very special que havia perto do colégio em que estudava: dourada e crocante por fora, macia e untuosa no meio, escondendo, envolvendo uma coxa de galinha cozida e levemente temperada…DOS DEU-SES!
Então garimpei na internet algumas receitas que fui experimentando e alterando até chegar ao que julgo o mais próximo possível da lembrança (provavelmente bastante enfeitada) que tenho daquela gostosura.

Ingredientes
(para oito pessoas normais ou quatro muuuuito gulosas:))
8 coxas de frango (pode ser também a coxinha da asa ou a sobrecoxa) temperadas a gosto
Alho, cebola, salsa, cebolinha, alho poró
2 sachês de caldo de galinha
1 fio de azeite
do creme
2 xícaras de caldo coado
2 xícaras de leite
3 colheres de manteiga
cebola, alho e salsinha muito picadinhos
2 xícaras de farinha de trigo
3 ou 4 gemas
3 ou 4 claras
farinha de trigo
farinha de rosca
óleo para fritar

Modo de fazer
Prepare o caldo com todos os ingredientes (deve ficar bem temperado) e cozinhe as coxas; atenção para não cozinhar demais, ou a carne começa a soltar do osso. Tire a pele e reserve.
Prepare o creme juntando o caldo, o leite, a manteiga e os temperos picados e prove o sal. Leve ao fogo até ferver e então junte a farinha toda de uma vez, mexendo vigorosamente para desfazer os grumos e abaixe o fogo. Quando começar a soltar do fundo da panela, apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Junte as gemas uma a uma, misturando bem.
Unte bem as mãos com óleo ou manteiga e pegue porções da massa, abrindo na mão. Envolva a coxa com a massa, alisando com a mão e moldando o melhor que der.
Passe as coxas recobertas nas claras, na farinha de trigo, nas claras e depois na farinha de rosca.
Frite em óleo não muito quente até dourar e escorra em papel absorvente. Sirva e delicie-se!

PS-  Essa massa creme fica boa para salgadinhos de qualquer tipo, como de mussarela, de frango desfiado, de queijo e presunto, a imaginação é o limite. Qualquer dia posto aqui o bastrmá que é um parente próximo do pastrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.