Top blogs de receitas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…Frango Xadrês e Você é o que você come

Eu sei que parece difícil acreditar mas comer arroz e feijão aqui em casa é raro. É verdade, eu faço comida diferente quase todo dia e aí acontecem algumas coisas bizarras como comer a sobra do quibe de bandeja com frango xadrês e arroz, mais a sobra do tabule :)
Peguei esse costume (como aliás se pegam quase todos os costumes) da minha mãe, que achava um acinte fazer a mesma comida todos os dias. Ela também não tinha preguiça de ir para o fogão (ainda cozinhava sua  refeição uns dois meses antes de morrer), era criativa e se divertia muito cozinhando. Era raro ter menos que 5 coisas na mesa: arroz, uma carne, uns dois ou três legumes ou verdura e uma salada. Foi com minha mãe que aprendi esse amor por comida, por fazer e por comer (embora ela não comesse muito). O jantar de Natal, de ano novo e qualquer outra ocasião festiva era um acontecimento, com muito planejamento, elaborada confecção e decoração. E nunca era repetição do ano passado, sempre tinha coisa nova.
No dia a dia ela inventava saladas, novos usos para sobras e receitas diferentes para fazer o enjoado do meu pai comer ( também eu e a minha irmã quando éramos pequenas, me penitencio aqui).
Na casa da minha mãe eu não fazia mas depois que casei e arrumei minhas filhas comecei a engrenar. Hoje elas ficam com saudade de arroz e feijão! rsrsrsr
Se eu sou o que como então concluo que sou diferente todos os dias, sou curiosa, quero aprender, busco sempre novidades e persigo a perfeição naquilo que me entusiasma.

E vamos ao prato de hoje

Frango Xadrês


Caso clássico em que um monte de poucas coisas se transforma em um monte de coisa boa.

Ingredientes
Frango picado (pode ser peito, aparas e mesmo sobrecoxa) em pequenos pedaços
1 cebola em pedaços médios
1 pimentão de qualquer cor em pedaços médios
1 cenoura em rodelas
1/2 xícara de amendoim
4 rodelas de abaxi picado médioo
cebolinha picada
gengibre finamente picado a gosto
1 dente de alho picado finamente
1 pedaço de pimenta vermelha fresca picadinha
molho de soja
1 colher de sopa de maizena
Molho
1/2 caneca grande de água
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 xícara de molho de soja
1 colher de sopa cheia de maizena
1/2 xícara de vinagre
3 colheres de sopa cheias de açúcar
óleo de gergelim torrado a gosto
aji-no-moto a gosto

Modo de fazer
Tempere o frango com o shoyu e a maizena (truque chinês que faz com que pequenos pedaços de frango encorpem) e deixe descansar.
Frite em óleo os legumes em separado, primeiro cebola, depois pimentão, depois cenoura, depois o abacaxi. Frite o amendoim. Frite rapidamente o alho, o gengibre e a pimenta e em seguida coloque o frango, refogando bem. Retorne todos os legumes à panela, coloque o molho, esquente bem e por último adicione o óleo de gergelim (ele perde parte do aroma em alta temperatura). Salpique a cebolinha e sirva com arroz branco.
Modo de fazer o molho
Junte os ingredientes, menos o óleo de gergelim e empregue.

É preciso lembrar que a comida chinesa é equilibrada e a carne por lá é rara e cara, portanto não leva muito frango. Todo o sal da receita está no shoyu e o molho é agridoce, ou seja, azedo e doce, daí o vinagre e o açúcar. Os legumes não devem ser fritos exageradamente até amolecer por completo. A cozinha chinesa preza os contrastes e à maciez do frango, contrapõe o quebradiço dos legumes, o torrado do amendoim e o aveludado do molho. Na mesma receita você pode apreciar o salgado, o doce, o azedo e o apimentado harmoniosamente regidos pelo exótico óleo de gergelim.
PS- esse molho é básico para a cozinha chinesa e pode ser empregado em diversos pratos.

2 comentários:

  1. Pode não parecer agora, mas pode ter certeza de que eu também vou ser uma cozinheira de mão cheia. Assim como mal vejo a hora de ter meus próprios produtos de limpeza, também não vejo a hora de poder planejar meus pratos e arrancar elogios da família, do marido, dos filhos e dos amigos.

    Só falta eu conseguir ajeitar prioridades e ajustar melhor a minha vida. Eu chego lá.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que sim meu amor! Eu tenho certeza que sim.
    A vontade e a fome vc já tem! :)
    Só precisa de uma cobaia. O papi foi a minha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.