Top blogs de receitas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…Um jantar alemão e o Aniversário da Caçula

Eu não diria, mas vou dizer… put*¿%  mer#&¬*, quando a sua caçula faz 21 anos você sabe que dobrou o Cabo da Boa Esperança (até usar essa expressão já indica que eu dobrei mesmo). Shuif!
Tem é claro, as compensações clássicas: é linda, só me dá alegria, é uma gracinha, me mata de rir e vai ajudar a aumentar a frequência no meu funeral. Nada mais triste que velório sem espectadores.
Então…



A bichinha é meio arredia, não gosta de festa desde que é pequenininha. Festa surpresa ela encara como uma afronta e não gosta de ganhar presente, quer es-co-lher. Como a coisa anda meio periclitante por aqui, eu estico o dia de aniversário para uma semana e ela pode pedir o que quiser pra comer, fica livre das obrigações de casa, etc. Ela fez "O BOLO" é óbvio; um festival de chocolate, suspiro, cerejas (frescas, não ao maraschino, que ela não gosta) creme de leite e leite condensado: cada fatia devia ter um zilhão de calorias, mas tava bão, mas bão dimais!
A receita? Vamos ver se ela topa compartilhar.

E vamos ao prato do dia

Um jantar alemão composto de beef tartar, choucrute e pão preto


Sim, beef tartar é carne crua. Eu também não podia nem imaginar comer carne crua, mas quando estava esperando minha primeira filha, passei na frente da vitrine de uma casa de comida síria e vi um prato de kibe crú. Foi a conta, comecei a salivar e tive que comer. De lá pra cá, virou costume.
É preciso cuidado no entanto, com a carne e o local aonde você compra, tipo açougue de confiança e carne certificada pelo SIF.

Beef tartar
Ingredientes
400 gr. de carne moída (de 1ª e moída 2 vezes). A receita original, pede carne picada na faca (muito trabalhoso)
1 cebola média finamente picada
1 dente de alho finamente picado
1 colher de salsinha picada
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 colher de sopa de picles de pepino picados
2 colheres de sopa de molho inglês (pode trocar por shoyu, meio iconoclasta, mas tudo bem)
2 colheres de sopa de mostarda (amarela e/ou escura)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de conhaque
sal, pimenta do reino, páprica picante

Modo de fazer
Misture tudo muito bem e deixe gelar um pouco antes de servir com pão preto e maionese ou manteiga. Deixe as mostardas na mesa, sal, limão e pimenta.
A receita original leva uma gema de ovo crua sobre cada porção, mas francamente ou naquele tempo não existia salmonela, ou as pessoas não sabiam do que morriam, ou eram mais imunes, sei lá. Pelo sim, pelo não, evite o ovo crú.

Choucrute
Ingredientes
Repolho finamente fatiado
Sal
Cebola fatiada
pimenta do reino, endro em sementes (opcional), açúcar, vinagre, óleo vegetal

Modo de fazer
O choucrute verdadeiro é aquele que leva só repolho e sal e é deixado semanas (ou meses) curtindo, só sendo retirada a água que forma, de vez em quando. Não é prático, não é cheiroso e não tem mais razão de ser. A receita era para aproveitar o excesso da plantação e ter repolho nos meses de inverno em que não se colhia nada.
Esse choucrute rápido é uma receita passada pela maitre de um restaurante de Brusque (SC), a Confeitaria Köeller, adaptada pela minha santa e prática mãe.
Misture o repolho com o sal e ponha um peso sobre ele. Esse peso apressa o dessoramento do repolho  e evita ter de cozinhar o dito cujo. Vá observando a perda de líquido e eliminando. Depois de sei lá, 1 ou 2 horas, esprema bem o repolho com as mãos e enxágue-o muito bem, sempre espremendo em seguida. Tempere a gosto com os ingredientes sugeridos (o açúcar abranda o salgado que sempre fica) e pode fazer as adaptações ao seu gosto (passas, maçã ralada, etc). Sirva frio.

Essa é uma deliciosa combinação para um dia quente. Você pode incrementar com uma salada de batatas e salsichão com alho que a quantidade sugerida dá para umas 6 pessoas, bem servidas.

mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.