Jogar fora, nos dias de hoje, nem pensar! Mas o feijão não é tão versátil quanto o arroz e tem um reaproveitamento limitado.
É verdade, mas sempre dá para fazer alguns pratinhos para complementar a refeição, certo?
Primeiramente, sobra de qual feijão?
Isso é importante! Mas vamos dar de barato que sejam sobras de feijão carioca que atualmente é bastante usado aqui na área de São Paulo.
Mas pode -se colocar o feijão carioca, o preto, o vermelho, o jalo, o roxinho, o rosinha e o bolinha, todos na mesma panela pois o preparo é idêntico.
Também é importante observar se o seu fica com os grãos inteiros ou desmanchando, para utilizações diferentes.
Comecemos com 1 xícara de feijão cozido, com caldo e desmanchando.
Para uma sopa, bata no liquidificador com mais duas xícaras de água. Passe por peneira de trama média (opcional). Faça um refogado básico para retemperar o feijão, junte o caldo batido e leve ao fogo.
Você vai observar que ele vai engrossar de novo. Teste o sal e coloque mais 1 ou 1/2 xícaras de água e deixe ferver de novo. Pegue 1 ou 2 ninhos de macarrão à sua escolha e quebre dentro da panela, abaixe o fogo e vá mexendo até cozinhar a massa. Você pode também colocar fatias finas de batata e cozinhar junto. Provavelmente você vai ter que afinar com água mais uma vez, antes de servir. Dá umas 4 ou 5 xícaras de sopa ou seja, dá um jantar rápido.
Para o caldinho de feijão. siga a receita acima mas não coloque nem macarrão nem batata. Frite um fatia de bacon e reserve e pique bastante cheiro verde. Sirva o caldo bem quente em canecas ou copos americanos, esmigalhe o bacon sobre o caldo e salpique o cheiro verde. Use uma colher para comer ou afine o caldo com cachaça fervida para beber direto (como se serve em alguns bares de São Paulo). Dá uns 3 ou 4 copos.
Para um tutu de feijão ou feijão batido, misture com mais 1 xícara de água e retempere com um refogado de cebola, alho, salsinha e bacon. Misture bem, teste o sal e espere ferver. Enquanto isso, vá amassando os grãos com um garfo ou colher. Junte de uma vez 1/2 xícara de farinha de mandioca ou farinha de milho e mexa vigorosamente. Veja se está no ponto que você gosta, ou misture mais 1 ou 2 colheres de farinha para engrossar (a minha mãe gostava bem duro, eu gosto bem molinho). Sirva com arroz e couve refogada ou ovo frito. Dá para 3 pessoas.
Para bolinho de feijão, faça como para o tutu mais para duro e deixe esfriar um pouco. Modele os bolinhos a seu gosto e frite com um fundo de óleo na frigideira (não precisa fritar em imersão) ou então empane e frite em imersão.
Agora com 1 xícara de feijão cozido, com caldo e grãos inteiros.
Para feijão tipo tropeiro, coe o feijão e separe os grãos. Frite cebola, alho, bacon e rodelas de 1/2 linguiça defumada. Afaste para um canto da panela e em fogo baixo quebre um ovo e frite mexendo. Acrescente os grãos de feijão e 1/2 xícara de farinha de mandioca e mexa bem. Se ficar muito seco, junte o caldo que sobrou ou um fio de azeite. Salpique cheiro verde e sirva com arroz branco.
Para feijão assado, tipo americano, use esta receita do blog http://umpratopordia.blogspot.com.br/2013/10/feijao-assado-moda-americana-e-o-prato.html
Feijão Assado à Moda Americana |
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.