Top blogs de receitas

domingo, 6 de dezembro de 2009

Comida Caseira para Cachorro... É o Prato Do Dia!

Sim! A menina tirou um 10! Deus seja louvado! Eu não estaria preparada para a alternativa. Mas o trabalho ficou ótimo, completo e foi muito elogiado pela banca, tanto pelo Orientador, como pela professora de fotografia e a de antropologia. Ela fez uma pesquisa, um livro, uma exposição, um site, um blog…e existe a promessa de haver um desdobramento junto a uma companhia de celulares. Ou seja, estou feliz, ela está feliz, o namorado está feliz, a família toda está feliz, as cachorras estão felizes…O universo está em paz.

E vamos ao prato de hoje:

Comida de Cachorro
Eu tenho 4 cachorrinhas, todas srd, apanhadas na rua por minhas filhas. Não são grandes; eu devo ter uns 50 Kg de cachorro. A minha casa ficou tipo assim um chiqueiro e as poltronas estão comidas, os móveis estão descascados e sem alguns puxadores, e as roupas de cama cheias de buracos. Em compensação ter cachorros é uma farra. Não passa um dia sem alguma estrepolia nova e devo dizer: só conhece cachorro quem tem mais de um. Eu experimentei os dois jeitos e garanto que ter mais é melhor. Ao ver cachorro interagindo com cachorro você observa um bichinho em estado natural, sem aquelas manias de gente; você vê a personalidade de cada um e aí é diversão garantida. Qualquer dia conto algumas histórias do meu bandinho. (abaixo as fotinhos delas; a cor de caramelo mora somente no meu coração e a miudinha ao lado é o bebê da casa agora).


Então.
Porque comida de cachorro? Porque eu acho ração um treco sem gosto e porque uma das minhas cachorrinhas, a Cookie (conhecida como xodó da vovó) não come ração. Eu compro claro, senão a vet das tipinhas me corta a cabeça, mas eu aprendi a fazer comida de acordo com as recomendações para cachorro. Como eu sei que é certa? Eu fiz exame de sangue nelas e estão perfeitamente nutridas, sem carências de nenhuma espécie. Se     você também tem dó de dar só ração, experimente essa fórmula.

Ingredientes
1/2 kg de carne bovina (acém, músculo, peito, etc.) moída (peça para moer com a gordura)
3 xícaras de arroz (pode ser de 2ª ou arroz para cachorro)
1 cenoura grande ralada e/ou abobrinha e/ou chuchu
1/2 xícara de trigo para kibe
1/2 xícara de proteína de soja ou extrato de soja ou farinha de soja torrada (kinako)
1/2 xícaras de farelos diversos (aveia, trigo, soja)
1/2 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de óleo de soja
Água que baste


Modo de fazer
Refogue a carne com o óleo e vá agregando os demais ingredientes. Coloque o arroz e a água e deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até secar.
Dá para 2 dias, 2 refeições por dia, para 4 cachorrinhas, ou 16 porções acrescidas cada uma de 1/2 xícara de ração.
Para variar você pode trocar a carne por um peito de frango com osso. Depois de tudo cozido, desfie o frango e descarte os ossos, mas aproveite as cartilagens e descarte a pele. A vet diz que é muito gorda.
Pode usar ainda, fígado ou coração bovino ou de frango, moela, bucho e mocotó bovino. Só não use bofe ou fato porque pode passar doenças para o cachorro. Você também pode fazer o arroz completo mas sem a carne e servir a carne crua junto com ele.
A ração que uso é a Pedigree, porque a cada kg comprado eles doam um prato para um cachorro em abrigo e isso é super.
Dessa maneira não deixo de dar ração, mas elas não comem uma comidinha tão insípida e o gasto mais ou menos se equilibra.
Se você como eu, gosta de dar uma variada na bóia da cachorrada e tem tempo para gastar com isso, não deixe de tentar :)

PS- Eu tenho umas receitas de biscoitos de  cachorro. Qualquer dia posto aqui ok?

mamãe

6 comentários:

  1. Hey, que bom que gostou da postagem, eu gosto de externar os sofrimentos femininos de vez em quando.

    Muito bom achar uma irmã em Cristo lendo meu blog. Se se interessar por conteúdo cristão, lhe passarei o link de um outro site que tenho.

    Só me escrever: jessveridiana@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Quer outra dica de comida (ração) pra elas? Ração mesmo, qualquer uma delas. Aí você pega um caldo de carne, galinha ou costela coloca na água fervente, dissolve, e coloca um pouco na ração. Afinal, lá dentro da barriguinha vai estufar mesmo né, e eu garanto que elas comem sem dar tempo da ração estufar no pratinho!
    Beijos mana

    ResponderExcluir
  3. A dica acima é criação minha e está sem os créditos! Mas dar só ração é ruim mesmo, veterinários já disseram que sobrecarrega os rins, o que, pra determinadas raças, pode ser fatal. Graças aos céus e às mutações genéticas, os SRDs são bastante saudáveis :)

    ResponderExcluir
  4. Você esta certa em fazer o alimento do seus amigos, e melhor que qualquer ração comprada cheia de química, e subprodutos de pior qualidade. com muito milho, e soja que não deve ser oferecida para os cães. http://www.qualivetsp.com.br/cachorros/soja-faz-bem-para-voce-nao-para-seu-peludo/

    ResponderExcluir
  5. Sei muito bem o quanto é bom ter vários cães juntos.Eu já tive 11 cães e 2 gatas todos viviam muito bem a não ser aquelas discussões básicas de uma família grande. Mas não acobtecia nada grave só um dedo furado, um braço arranhado poiseu tinha que apartar se não a coisa ficava feia. Hoje só tenho 3 cães. Os outros já estão com São Francisco. Os gatos também já partiram. Mas 2 trocaram de endereço. Abandonaram a dona e me adotaram.Como alimentação eu dou ração e comida. Um pouco de cada coisa. Quando bebês comeram minha mobilia3. Mas e3 muita diversão.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post. Faz tempo que ñ dou nenhuma ração pras minhas 3 cachorrinhas. Desde que descobri todas as porcarias que colocam lá dentro. Dou comida feita só com pouco sal. Carnes, grãos, legumes e cereais. Tudo natural. É maldade dar essas rações artificiais e cheias de porcarias para quem depende do nosso bom senso e boa vontade. Ñ podemos ter preguiça se quisermos nossas "criancas" saudáveis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.