Top blogs de receitas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…Kibe de forno, Tabule e uma sobremesa gostosinha

Sem idéia e sem tempo? A culinária árabe é um achado quando se trata de pratos rápidos. O kibe de bandeja é um prato econômico, completo, magro e muito rápido. Se puder contar com um processador, fica mais rápido ainda!
É um prato completo porque é feito com trigo quebrado -um grão nutritivo de fácil digestão e rico em fibras- e carne moída, proteína de alta qualidade, indispensável para o organismo. Não precisa de acompanhamentos como arroz ou batata; basta uma salada e um pão pita, um pão magrinho, que não briga com o gosto de nenhum prato e é muito charmoso em seus diversos usos.
A salada pode ser uma salada simples de folhas e legumes mas o Tabule…Ah! o Tabule, perfumado com hortelã, salsinha e cebola! Dá água na boca só de olhar seu colorido, tão fácil de comer, tudo picadinho, temperado com azeite e limão…

Vamos ao prato do dia?

Kibe de forno
Ingredientes
1/2 kg de carne moída (patinho, coxão duro, miolo de acém)
250 gr de trigo para kibe*
1 cebola picadinha (+1 dente de alho, se gostar)
Hortelã fresca picada a gosto
Salsa e cebolinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino, pimenta síria**
Azeite e limão
30 gr de manteiga ou margarina

Modo de fazer
Ponha o trigo de molho em água fria que cubra e passe uns três dedos do trigo(se tiver pressa use água morna ou quente). Descasque e pique a cebola, lave e pique a hortelã, a salsa e a cebolinha.
Quando o trigo tiver absorvido quase toda a água, aperte pequenas quantidades com a mão para espremer a água. Os árabes guardam um pano limpíssimo e colocam nele todo o trigo molhado, enrolam e torcem; é prático porque espreme tudo ao mesmo tempo, mas você precisa ter o pano sempre limpinho separado.
Misture a carne moída ao trigo, junte as ervas e tempere com sal e as pimentas e misture bem (use as mãos, não tem jeito). Coloque o azeite e o limão e misture novamente. Unte uma forma, acomode o kibe e alise com as mãos. Com uma faca, trace losangos superficialmente e nas junções coloque um pedacinho de manteiga ou margarina.
Leve ao forno médio até secar e dourar a superfície.
Fazendo no micro-ondas, coloque 4 minutos na PA, depois 15 minutos na PMA e 10 minutos de descanso dentro do micro. Eu faço no micro-ondas, é muito mais rápido e não precisa tirar toda a tralha que eu guardo dentro do forno a gás.
Rende 6 porções bem servidas e por ser assado e não frito é muito light!

Recheio
O kibe de forno também é recheado e você pode usar o que preferir ou tiver à mão, seja mussarela, requeijão, fatias de tomate e cebola ou o recheio tradicional: 150 gr de carne moída refogada com todos os temperos (tomate, cebola, salsa, sal, pimenta síria, azeite).

* o trigo para kibe contém glútem.
** pimenta síria é basicamente uma mistura de pimenta do reino, pimenta da jamaica e canela, tudo moído. Se não tiver, use a pimenta do reino com uma pitada de canela em pó e obtenha um efeito similar.

Tabule
Ingredientes
1 pepino sem sementes picado (pode ser o japonês)
1 tomate picado
1 cebola pequena picada
1/2 maço de alface em tirinhas
1 maço de salsinha e cebolinha picado
Hortelã fresca picada a gosto
200 gr de trigo para kibe demolhado
Azeite, limão, sal, pimenta síria, pimenta do reino

Modo de fazer
Misture tudo, tempere e sirva.

Flan de chocolate (a sobremesa gostosinha e muito rapidinha) by Gabi
Ingredientes
1 lata de leite condensado (pode ser de caixinha)
2 xícaras de chá de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Modo de fazer
Coloque a gelatina em pó sem sabor em 1/2 xícara de leite frio e misture. Leve ao micro-ondas por 15 segundos na PA. Sim pode fazer assim, diferente das instruções do envelope, que dá certo.
Misture e confira se está bem dissolvida (se não estiver volte ao micro de 5 em 5 segundos até dissolver), complete com o resto do leite e leve ao liquidificador batendo bem. Junte o chocolate em pó e o leite condensado e continue a bater até misturar bem.
Despeje o líquido em 8 copinhos plásticos (ou tacinhas, dependendo da ocasião) e leve à geladeira até endurecer. Fica uma delícia!

2 comentários:

  1. Nossa!! adoreia as receitas vou fazer todas amanhã, fiquei com agua na boca. obrigado bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece ser maravilhoso, para quem como eu adora pratos árabes. Vou por a mão na massa.TKS.SDS!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.